EQB INCLUSÃO EM AÇÃO: DESCOBRINDO O TALENTO EM CADA UM
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v8i2.262Resumo
A inclusão é um dos maiores desafios educacionais, pois, visa garantir o direito a aprendizagem e a igualdade de oportunidades para todos, independente de suas condições, físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou culturais, respeitando as limitações individuais de cada um. No ambiente escolar a inclusão acontece por meio de ações que promovam a conscientização e respeito às diferenças entre alunos, professores e toda comunidade educacional, bem como, adaptação curricular, capacitação contínua dos professores para compreender as necessidades dos educandos e utilizar estratégias pedagógicas inclusivas, parcerias multidisciplinares, ambiente acessível e engajamento familiar. A educação inclusiva é respaldada em leis e normativas que visam garantir esse direito a todos os indivíduos. dentre elas destacamos: a Constituição Federal de 1988, diz que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Art. 208. O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015, visa garantir o exercício de direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, que estabelece a educação especial como modalidade transversal a todos os níveis de ensino. Lei nº 10.098/1994 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, entre outras. Esses dispositivos legais consolidam o direito de todos à educação em um ambiente que valorize a diversidade e promova a equidade. Neste cenário, apresentaremos a seguir algumas atividades pedagógicas realizadas na Escola de Referência EREM Quintino Bocaiúva (EQB) localizada em Camocim de São Félix-PE, durante o ano letivo de 2024. Ações que contribuíram para a inclusão, proporcionando a todos os estudantes atípicos a oportunidade de expressarem e desenvolverem seu potencial criativo, por meio da participação em projetos interdisciplinares como: Sarau literário, Pizza literária, gincana estudantil, jogos interclasses, vivências do calendário inclusivo, atendimento no AEE, participação ativa nas aulas regulares e em eventos externos.
Downloads
Referências
MÁRTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão, Compartilhando Saberes. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
SKLIAR, Carlos. Educação e Exclusão. Abordagens sócio antropológica em Educação Epecial. ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.
MENDES, Rafael. Educação inclusiva. Brasil escola. Disponivel em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-inclusiva.htm. Acesso em: 22, nov. 2024.
BRASIL. Lei n°9.394, de 23 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1996.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Brasília: Congresso Nacional, 2015.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República,. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 25 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 23 de março de 1994. Lei de Acessibilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mar. 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.