EQB INCLUSÃO EM AÇÃO: DESCOBRINDO O TALENTO EM CADA UM
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v8i2.262Abstract
A inclusão é um dos maiores desafios educacionais, pois, visa garantir o direito a aprendizagem e a igualdade de oportunidades para todos, independente de suas condições, físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou culturais, respeitando as limitações individuais de cada um. No ambiente escolar a inclusão acontece por meio de ações que promovam a conscientização e respeito às diferenças entre alunos, professores e toda comunidade educacional, bem como, adaptação curricular, capacitação contínua dos professores para compreender as necessidades dos educandos e utilizar estratégias pedagógicas inclusivas, parcerias multidisciplinares, ambiente acessível e engajamento familiar. A educação inclusiva é respaldada em leis e normativas que visam garantir esse direito a todos os indivíduos. dentre elas destacamos: a Constituição Federal de 1988, diz que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Art. 208. O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015, visa garantir o exercício de direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, que estabelece a educação especial como modalidade transversal a todos os níveis de ensino. Lei nº 10.098/1994 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, entre outras. Esses dispositivos legais consolidam o direito de todos à educação em um ambiente que valorize a diversidade e promova a equidade. Neste cenário, apresentaremos a seguir algumas atividades pedagógicas realizadas na Escola de Referência EREM Quintino Bocaiúva (EQB) localizada em Camocim de São Félix-PE, durante o ano letivo de 2024. Ações que contribuíram para a inclusão, proporcionando a todos os estudantes atípicos a oportunidade de expressarem e desenvolverem seu potencial criativo, por meio da participação em projetos interdisciplinares como: Sarau literário, Pizza literária, gincana estudantil, jogos interclasses, vivências do calendário inclusivo, atendimento no AEE, participação ativa nas aulas regulares e em eventos externos.
Downloads
References
MÁRTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão, Compartilhando Saberes. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
SKLIAR, Carlos. Educação e Exclusão. Abordagens sócio antropológica em Educação Epecial. ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.
MENDES, Rafael. Educação inclusiva. Brasil escola. Disponivel em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-inclusiva.htm. Acesso em: 22, nov. 2024.
BRASIL. Lei n°9.394, de 23 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1996.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Brasília: Congresso Nacional, 2015.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República,. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 25 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 23 de março de 1994. Lei de Acessibilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mar. 1994.