FEELINGS AND AI: A REPORT OF TEACHING IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v8i2.298Abstract
A utilização de tecnologias digitais, como a inteligência artificial (IA), no ambiente educacional consolida-se como uma prática inovadora e promissora, especialmente na educação básica. Neste cenário, o presente relato de experiência apresenta uma proposta pedagógica desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio Quintino Bocaiúva (EQB), que integra sentimentos, literatura e IA como pilares do processo de ensino-aprendizagem. O foco da experiência está em promover o aprendizado significativo da língua inglesa por meio de práticas criativas que exploram a produção literária com o suporte da IA. A proposta tem como base um poema de Samuel Beckett, escolhido por sua profundidade na expressão de sentimentos humanos universais. Ferramentas digitais, como o site de rimas Woxikon e o ChatGPT, são incorporadas para potencializar a construção criativa de textos pelos estudantes. Essa atividade visa aprimorar habilidades de leitura, interpretação e produção textual em inglês, enquanto engaja os estudantes de forma ativa e reflexiva, promovendo o desenvolvimento de competências comunicacionais e o uso crítico de tecnologias emergentes no contexto pedagógico.
Downloads
References
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Digital literacies: Research and resources in language teaching. Pearson Education Limited, 2013.
KERN, R. Literacy and Language Teaching. Oxford University Press. 2000.
LUCKIN, R., HOLMES, W., GRIFFITHS, M., FORCIER, L. B. Intelligence Unleashed: An Argument for AI in Education. Pearson. 2016.