FORMAÇÃO DOCENTE, INTERLOCUÇÕES E INTERAÇÕES COLABORATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • JOSEANE ANA BEZERRA DUARTE Autor/a
  • ANGELA MARIA DE OLIVEIRA COSTA Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v8i2.277

Resumen

No contexto complexo e desafiador de uma escola dentro de uma unidade prisional, na qual se efetiva o trabalho pedagógico, pautado no Currículo de Pernambuco para a EJA, Ensino Fundamental e Ensino Médio, num cenário que enfrenta a rotatividade dos estudantes ocasionadas pelas transferências (bondes) e alvarás, dispondo de um tempo pedagógico restrito, além da desmotivação dos reeducandos, em função de sua realidade pessoal e social, compreender os fatores que possam impulsionar a motivação desses sujeitos, torna-se essencial para criar ambientes de aprendizado enriquecedores e eficazes. A sociedade e a educação brasileira encontram-se em permanente processo de transformação, comumente, resultantes de inúmeras lutas e confrontos, os quais impulsionaram o desenvolvimento de novas experiências e o reconhecimento da escola como um ambiente favorável à construção e reconstrução de práticas pedagógicas que possam potencializar o exercício do pensamento crítico e democrático, visando a formação do indivíduo para o exercício pleno de sua cidadania. Nesse  sentido,  o trabalho pedagógico desenvolvido  nas escolas que ofertam a  Educação de Jovens e Adultos, sobretudo em ambiente de cárcere, necessita que se estabeleçam diversas parcerias e que se construam práticas colaborativas, como ferramentas capazes de corroborar com os processos pedagógicos, visto que sua influência provoca novos comportamentos, transformando o relacionamento entre docentes e educadora de apoio /equipe gestora, professor e professor, professsor e estudante, estudante e estudante, escola e comunidade, para que se efetive o processo de ensino-aprendizagem de modo mais atraente e dinâmico para os estudantes. Assim sendo, esse trabalho é um relato de experiência fruto das vivências das autoras, Educadora de Apoio e Analista em Gestão Educacional, na função de Chefe de Secretaria, responsáveis pela organização pedagógica da Escola Estadual ASP José Aldo da Silva, Presídio de Vitória de Santo Antão, cujo objetivo é relatar a experiência que vem sendo realizada na referida escola no que tange à parceria e ao trabalho colaborativo como ferramenta facilitadora do trabalho pedagógico da Educadora de Apoio. A justificativa para esse trabalho consiste na necessidade de compartilhar práticas pedagógicas exitosas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • JOSEANE ANA BEZERRA DUARTE

    Graduada em Letras-Inglês; Especialista em Tecnologias em Educação; Especialista em Língua Portuguesa.

  • ANGELA MARIA DE OLIVEIRA COSTA

    Graduada em Pedagogia; Especialista em Educação Especial. 

Referencias

PERNAMBUCO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES. Currículo de Pernambuco: ensino médio. Coordenação: Ana Coelho Vieira Selva e Sônia Regina Diógenes Tenório. Apresentação: Marcelo Andrade Bezerra Barros e Natanael José da Silva. Recife: A Secretaria, 2021.

PERNAMBUCO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental. Secretaria de Educação e Esportes, União dos Dirigentes Municipais e Educação; Coordenação: Ana Coelho Vieira Selva e Sônia Regina Diógenes Tenório. Apresentação: Frederico da Costa Amâncio, Maria Elza da Silva. Recife: A Secretaria, 2019.

CARRILHO, M. R. F. S. Trabalho colaborativo entre professores e inovação educacional: contribuições da investigação. 2011. 125 f. Dissertação (Educação/ Mestrado em Inovação e Mudança Educacional) – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2011.

MARQUES, A. N.; DUARTE, M. O trabalho colaborativo: uma estratégia de ensino na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista de Ciências Humanas, v.14, n.23, p.87-103, 2013. file:///C:/Users/jab_d/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/ARTIGO%20 REF%20 BIBLIOG.pdf acesso em 20/11/2024.

Publicado

2025-08-30

Cómo citar

FORMAÇÃO DOCENTE, INTERLOCUÇÕES E INTERAÇÕES COLABORATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO COTIDIANO ESCOLAR. (2025). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 8(2), 60-64. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v8i2.277