PEDAGOGIA DE PROJETOS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO ALIADAS PARA A POTENCIALIZAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v8i2.296Resumen
O relato de experiência apresentado foi construído com base nas vivências do projeto “Ciência na Praça: Reconhecendo os Biomas do Brasil e fortalecendo a Alfabetização Científica”. O referido projeto foi financiado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco – FACEPE, realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT e foi coordenado pela Professora Drª Suellen Tarcyla da Silva Lima que exerce a função de Assistente de Gestão Escolar na Escola de Referência em Ensino Médio – EREM Senador João Cleofas de Oliveira. Para materialização da proposta, todos os docentes e as equipes pedagógicas da instituição atuaram como organizadores(as) do evento e orientadores(as) dos trabalhos produzidos, afinal de contas a proposta tinha em seu cerne o estímulo ao trabalho colaborativo e o fortalecimento de uma visão sistêmica da ação. O objetivo central da proposta desenvolvida foi sensibilizar a comunidade escolar e extraescolar sobre a necessidade de uma construção significativa das aprendizagens em Ciências por meio de diferentes vivências e situações didáticas. Tendo os seguintes objetivos específicos: Aproximar os estudantes e a comunidade extraescolar das discussões científicas proporcionando a construção de aprendizagens sobre os biomas e sobre a experimentação científica; Estimular o desenvolvimento de um olhar crítico e reflexivo sobre o desenvolvimento científico e suas relações e implicações para a vida em sociedade; Fortalecer a alfabetização científica; a inclusão social, científica e cultural de estudantes com deficiência e de toda a comunidade intra e extraescolar para a promoção de um movimento científico e a consolidação de ações integradas que promovam a transformação social.
Descargas
Referencias
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf . Acesso em: 23 nov. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do ano de 2001.
UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf . Acesso em: 01 jun. 2024