LEITURA QUE SALVA: UM PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA COMPARTILHADA ENTRE ESTUDANTES DA EJA E DA PEDAGOGIA

Autores

  • MARIA CLARA MARQUES DA PURIFICAÇÃO UNIBRA
  • CAROLINE DA CONCEIÇÃO NEVES UNIBRA
  • JARCILENE MARIA SOUSA DE ARAÚJO UNIBRA
  • 4GABRIELA MARIA DA SILVA UNIBRA
  • RENATA CARVALHO DA SILVA UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.31692/ijetpdvl.v6i3.290

Palavras-chave:

leitura, escrita, projeto, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este trabalho é o desdobramento de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo a partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos atores de uma escola na comunidade de Céu Azul em Camaragibe-PE, por estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA, com foco nas vivências dos educandos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A partir das experiências dos educandos, foi elaborado o projeto interventivo intitulado “Leitura que Salva”. O objetivo do trabalho foi incentivar a leitura e a escrita entre os jovens e adultos dessa escola pública nessa comunidade. A relevância deste trabalho é a importância de construir práticas educativas de alfabetização e letramento voltadas para o processo de produção criativa por parte do educandos da EJA, o fortalecimento da autoestima e do empoderamento desses educandos, valorizando seu protagonismo e suas histórias de vida, bem como, a cultura local. O trabalho teve como fundamentação teórica o percurso histórico da EJA no Brasil, os estudos freireanos e os pressupostos da Alfabetização e do Letramento na perspectiva das autoras como Magda Soares e Emília Ferreiro. A metodologia envolveu a coleta e análises dos dados obtidos nas entrevistas, o planejamento e a execução de atividades envolvendo coleta e doações de livros, rodas de diálogos, palestras diversas e filmes de animação sobre Literatura de Cordel. Os educandos se engajaram na criação de um livro de autobiografia  e um livreto de Literatura de Cordel, e demonstraram protagonismo e empoderamento em seus relatos e produções. Percebemos que o projeto obteve resultados mais que satisfatórios, pois foram atividades e palestras muito significativas, e vivências transformadoras como podemos perceber nos relatos dos educandos envolvidos.

Biografia do Autor

  • MARIA CLARA MARQUES DA PURIFICAÇÃO, UNIBRA

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

  • CAROLINE DA CONCEIÇÃO NEVES, UNIBRA

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

  • JARCILENE MARIA SOUSA DE ARAÚJO, UNIBRA

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

  • 4GABRIELA MARIA DA SILVA, UNIBRA

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

  • RENATA CARVALHO DA SILVA, UFRPE

    Mestra em Educação, Culturas e Identidades, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Referências

ALVES, Rosicley Aparecida Roque. A importância da autoestima na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/aimportancia-da-autoestima-na-educacao-de-jovens-eadultos/125185/#ixzz3bwMAZ1wy. Acesso em: 14 out. 2023.

ARROYO, Miguel González. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. P. 221-230. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005b, 362p.

BARROS, Leandro Gomes de. A Seca do Ceará. Cecordel, 2019.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Auto-estima na escola: vivências e reflexões com educadores. São Paulo: Brasiliense, 7º edição, 1991. BRASIL. Coleção trabalhando com a educação de jovens e adultos, vol. 1, 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:Senado Federal: Centro Gráfico.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CARVALHO, Lúcia Costa. Cordel: o Papa Figo e outras histórias. Pernambuco: Impressões de Minas, 2022.

ECO. Intérprete: BEZERRA, Anderson Augusto; MORAES, Sandra. Compositor: BEZERRA, Anderson Augusto; MORAES, Sandra. In: ALDEIA EIA EIA. Pernambuco: Estúdio Audiomix, 2015. Disponível em: https://youtu.be/B2vyCQR2JQE?feature=shared. Acesso em: 14 out. 2023.

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. O Currículo na Educação de Jovens e Adultos: entre o formal e o cotidiano numa escola municipal em Belo Horizonte. Belo Horizonte: PUC/MG, 2004 (Dissertação de Mestrado em Educação).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo – Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

GARCIA, Cecília. A importância da literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação e Território, 2019. Disponível em: https://educacaoeterritorio.org.br/reportagens/literatura-na-educacao-de-jovens-e-adultos-eja/. Acesso em: 14 de out de 2023.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. 1° edição. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, nº 14. São Paulo: Anped, 2000. p. 108-130.

MORAES, Sandra; BEZERRA, Anderson Augusto. Que barulho é esse? 1°ed. Pernambuco: UICLAP, 2023.

MOURA, Tânia Maria de Melo. A prática Pedagógica dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos: Uma contribuição de Paulo Freire, Emília Ferreiro e Vygotsky. Maceió: EDUFAL, 1999. 215p.

NASCIMENTO, Lopes. A leitura em sala de aula, desenvolvimento do hábito da leitura em turma de EJA. Salvador, 2012.

NETO, João Cabral de Melo. Morte e Vida Severina. 1°ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2007.

PERISSÉ, Gabriel. Ler, pensar e escrever. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

RUFINO, Marília. Como é ser mãe e chefe de família? 1°ed. Pernambuco: Ser Poeta, 2023.

RUFINO, Marília. Pelos olhos de uma Conselheira Tutelar. 1°ed. Pernambuco: Ser Poeta, 2020.

SANTOS, Libério Mayk Luciano dos; LOPES, Viviane Calazans. Pressupostos Históricos, Teóricos e Legais da EJA no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 05. Ano 02, Vol. 01. pp 535-546, Julho de 2017.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, v.1, fev, 1985. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1358. Acesso em: 8. out. 2023.

SOARES. Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, v. 1, jan-abr, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 8. out. 2023.

TORRES, Shirlei Milene; TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Nau Literária, v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/5844.

Acesso em: 14 out. 2023.

VIDA MARIA. Vida Maria. YouTube, 2017. Disponível em: https://youtu.be/yFpoG_htum4?si=p37vt2eehFzaS6nq

Acesso em: 14 out. 2023.

VÓVIO, Cláudia Lemos; SILVA, Dirceu da; MENDES, Margarete Artacho de Ayra; MANSUTTI, Maria Amábile; DI PIERRO, Maria Clara; ALMEIDA, Maria Isabel; JOIA, Orlando. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental - proposta curricular - 1o segmento / coordenação e texto final (de) RIBEIRO, Vera Maria Masagão. São Paulo: Ação Educativa. Brasília: MEC, 2001. 239p.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

LEITURA QUE SALVA: UM PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA COMPARTILHADA ENTRE ESTUDANTES DA EJA E DA PEDAGOGIA. (2023). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 6(3), 18-35. https://doi.org/10.31692/ijetpdvl.v6i3.290

Artigos Semelhantes

1-10 de 201

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.