EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • JANAINA DE OLIVEIRA ARAÚJO FACHUSC
  • MARICÉLIA FÉLIX ANDRADE BRINGEL FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.31692/ijetpdvl.v6i3.291

Palavras-chave:

Ludicidade, desenvolvimento infantil, experiências educativas

Resumo

Este estudo tem como objetivo central a investigação do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, com ênfase na fase inicial da vida escolar das crianças e na importância da brincadeira nesse contexto, analisamos minuciosamente como a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças durante sua experiência na Educação Infantil. Portanto, a integração da brincadeira no currículo da educação infantil é essencial para promover um ambiente de aprendizagem rico e estimulante para as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento holístico. Além disso, examinamos cuidadosamente as estratégias que os educadores podem adotar para integrar a brincadeira de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, considerando as distintas etapas de desenvolvimento das crianças. A nossa trajetória acadêmica enriqueceu o  entendimento sobre a ludicidade, especialmente por meio das leituras. Esse aprendizado nos estimulou o desejo de desenvolver atividades que ampliem o processo de ensino para além do ambiente da sala de aula. Este projeto de pesquisa segue uma abordagem qualitativa e compreenderá a perspectiva das professoras que atuam com crianças de 04 e 05 anos de idade na Escola Municipal Santa Rosa, situada na cidade de Serrita-PE. Utilizamos questionários e observações detalhadas de atividades que incorporam a brincadeira como instrumento de aprendizado. Por fim, conclui que a brincadeira é uma contribuição valiosa para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, incentivando a criatividade e a exploração do ambiente ao seu redor. Isso, por sua vez, estabelece uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

  • JANAINA DE OLIVEIRA ARAÚJO, FACHUSC

    Pedagogia, FACHUSC

  • MARICÉLIA FÉLIX ANDRADE BRINGEL, FACHUSC

    Especialista, FACHUSC

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p. ISBN 978-85-363-0892-0.

DÍAZ, F. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: Editora EDUFBA, 2011. 396 p. ISBN 978-85-232-0766-3.

KISHIMOTO. Morchida. Brinquedo e brincadeira. Usos e significações dentro de contextos culturais. In SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.) 4 ed. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: vozes, 1997.

KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. Ed. São Paulo: Cortez, 2017.

MACHADO, José Ricardo Martins; NUNES, Marcus Vinicius da Silva. 245 Jogos Lúdicos para Brincar como nossos Pais Brincavam. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2011.

VIGOTSKY, L. A.; LURIA, A. R.; LEONTIEV A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. Ed. São Paulo: Ícone, 2010.

WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . (2023). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 6(3), 36-49. https://doi.org/10.31692/ijetpdvl.v6i3.291

Artigos Semelhantes

1-10 de 77

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.