EXPERIÊNCIA DOCENTE NA PREPARAÇÃO PARA O PROGRAMA GANHE O MUNDO EM ÂMBITO ESCOLAR E REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v8i2.284Resumo
O ensino de Língua Inglesa no Brasil tem se transformado para preparar os estudantes para um mundo globalizado e multicultural. Documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco destacam a importância de desenvolver competências linguísticas e interculturais, possibilitando aos discentes a capacidade de interagir e se expressar em diferentes contextos (Brasil, 2018). No estado de Pernambuco, uma diretriz é o Programa Ganhe o Mundo, que visa promover o aprendizado de Língua Inglesa por meio de aulas de idiomas e por meio de intercâmbios culturais internacionais, alinhando-se aos objetivos educacionais da BNCC e do Currículo de Pernambuco. Pernambuco destaca-se pela criação de políticas educacionais que incentivam a formação de cidadãos globais. Desta forma, houve uma grande preocupação com a preparação adequada dos estudantes para o processo seletivo. Esse empenho ficou evidente nas ações tomadas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE), como a realização de aulões com professores qualificados, a disponibilização de materiais, vídeo aulas para os estudantes e um edital extremamente claro com os conteúdos que seriam abordados na prova. Este trabalho, portanto, apresenta um relato de experiência de um docente que atuou ativamente no Programa Ganhe o Mundo, contribuindo de maneira significativa para a preparação dos discentes de sua gerência regional, atuando na organização das aulas preparatórias além de gravação de vídeo aulas para os demais alunos da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CHUDOWSKY, N (2014). Developing assessments of higher order thinking. In Education for Life and Work: Developing Transferable Knowledge and Skills in the 21st Century (pp. 227-276). National Academies Press.
CURRAN, C. A. (1972). Teaching English as a Foreign Language: An Introduction. The University of Chicago Press.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SWAIN, M. (1980). Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, 1(1), 1-47. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/1.1.1
VYGOTSKY, L. S. (2007). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.