UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Bruno Ferreira de Lima Instituto Federal do Rio Grande do Norte 

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v5i3.270

Resumo

Este trabalho tem por objetivos: a. abordar fenômenos sociais e tecnológicos de alcance mundial e suas implicações no ensino e na aprendizagem de línguas; b. correlacionar tais fenômenos com a publicação de textos documentais de referência didático-pedagógicas para o ensino de línguas no Brasil; e c. apresentar, a partir da emergência desses fenômenos, os desafios e as possibilidades que identificamos para a sala de aula de língua inglesa. Como se nota, partirei de aspectos mais gerais, que suscitaram novas pedagogias, para os mais específicos, que dizem respeito ao ensino e à aprendizagem da língua inglesa. Essa escolha se deve a dois fatores: o primeiro deles é o fato de que a língua inglesa costuma ser a língua estrangeira (LE) de prevalência nos currículos de escolas públicas e privadas da educação básica brasileira; o segundo é a minha própria experiência como professor de língua inglesa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cabe ainda frisar que na empreitada de tentar cobrir todos os objetivos, o desenvolvimento do texto será organizado em três seções: o eixo diacrônico de tempo, o eixo sincrônico de lugar e, por fim, possibilidades e desafios. Cada uma das seções corresponde, respectivamente, a um dos objetivos listados acima. Por fim, trarei as considerações finais e as referências deste trabalho.

Biografia do Autor

  • Bruno Ferreira de Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte 

    Doutor em Estudos da Linguagem, Instituto Federal do Rio Grande do Norte 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 1998.

______. Presidência da República. Casa Civil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BYRAM, M. From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship. Clevedon: Multilingual Matters, 2008.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge, 2000.

DELANTY, G. Community. Londres: Routledge, 2003.

LIMA, Bruno F. de. O Ensino de Línguas e a Internet: contexto e conceitos. In: CONTIERO, Lucineia; LIMA, Bruno F. de; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de Língua Inglesa em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2020.

Downloads

Publicado

30.12.2022

Como Citar

UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LÍNGUA INGLESA. (2022). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 5(3), 12-17. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v5i3.270