UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v5i3.270Resumo
Este trabalho tem por objetivos: a. abordar fenômenos sociais e tecnológicos de alcance mundial e suas implicações no ensino e na aprendizagem de línguas; b. correlacionar tais fenômenos com a publicação de textos documentais de referência didático-pedagógicas para o ensino de línguas no Brasil; e c. apresentar, a partir da emergência desses fenômenos, os desafios e as possibilidades que identificamos para a sala de aula de língua inglesa. Como se nota, partirei de aspectos mais gerais, que suscitaram novas pedagogias, para os mais específicos, que dizem respeito ao ensino e à aprendizagem da língua inglesa. Essa escolha se deve a dois fatores: o primeiro deles é o fato de que a língua inglesa costuma ser a língua estrangeira (LE) de prevalência nos currículos de escolas públicas e privadas da educação básica brasileira; o segundo é a minha própria experiência como professor de língua inglesa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cabe ainda frisar que na empreitada de tentar cobrir todos os objetivos, o desenvolvimento do texto será organizado em três seções: o eixo diacrônico de tempo, o eixo sincrônico de lugar e, por fim, possibilidades e desafios. Cada uma das seções corresponde, respectivamente, a um dos objetivos listados acima. Por fim, trarei as considerações finais e as referências deste trabalho.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 1998.
______. Presidência da República. Casa Civil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BYRAM, M. From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship. Clevedon: Multilingual Matters, 2008.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge, 2000.
DELANTY, G. Community. Londres: Routledge, 2003.
LIMA, Bruno F. de. O Ensino de Línguas e a Internet: contexto e conceitos. In: CONTIERO, Lucineia; LIMA, Bruno F. de; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de Língua Inglesa em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.