DESCONSTRUINDO A AMARELINHA: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DA ISOMERIA PLANA
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i1.74Palavras-chave:
Ensino Secundarista, Química Orgânica, AprendizagemResumo
Quando se fala do Ensino de Química, é notório observar um grande desinteresse por parte dos estudantes durante as aulas. Esse fato pode ser atribuído aos métodos tradicionais de ensino que, aliados a conteúdos complexos, tornam as aulas monótonas e desestimulantes. Nesse contexto os jogos didáticos vêm ganhando espaço nas salas de aula, onde professores utilizam essa ferramenta como objetivo de complementar seus recursos educativos e tornar a aula mais dinâmica e interativa, não apenas como uma forma de transmissão de conhecimento, mas também como compartilhamento deste. O presente trabalho tem por objetivo descrever o desenvolvimento, aplicação e avaliação com a utilização do Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) do jogo didático “Desconstruindo a Amarelinha Isomérica” em uma escola da Rede Pública do Município de Vitória de Santo Antão - Pernambuco, na qual é parceira do Programa Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL - IFPE), com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida pelos membros do Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos no Ensino de Química do PDVL do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão, constatou-se que o jogo didático possibilitou uma melhor compreensão acerca do conteúdo abordado na intervenção. Os jogos enquanto função educativa propicia ao aluno uma melhor compreensão do conteúdo, além de contribuir no desenvolvimento social e intelectual dos alunos. Por se tratar de uma atividade geralmente coletiva, incentiva à interação entre os alunos, provocando discussões que podem sanar dúvidas referentes ao conteúdo ou até mesmo o surgimento de outras, que poderão ser discutidas e esclarecidas durante a atividade.
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