EVASÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE/CAMPUS MOSSORÓ

Autores

  • Aleksandre Saraiva Dantas IFRN

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i2.94

Palavras-chave:

Evasão, Formação Inicial, Licenciatura em Matemática

Resumo

A evasão discente é um problema compartilhado por um número significativo de licenciaturas por todo o Brasil. Na licenciatura em Matemática oferecida pelo Campus Mossoró do IFRN, é possível identificar um elevado índice de evasão, chegando a 80% em uma de suas turmas. Diante dessa realidade, esta pesquisa qualitativa procura identificar os fatores que influenciam na evasão dos alunos da licenciatura em Matemática do Campus Mossoró do IFRN, procurando conhecer como esses fatores foram desenvolvidos e porque se tornaram motivadores de evasão. Para isso, faz uso de estratégias variadas de coleta de dados, tais como: observação participante da realidade e aplicação de entrevistas com os alunos evadidos e com o coordenador do curso analisado. Partindo da premissa de que múltiplos fatores podem influenciar na decisão pela evasão, essa pesquisa evidenciou que a evasão na licenciatura analisada é fruto de um conjunto de fatores de ordem pessoal (cansaço, desinteresse, problemas de saúde na família, dificuldade em acompanhar as tarefas desenvolvidas no curso etc.), problemas inerentes ao funcionamento do curso (greves, o trabalho dos professores etc.), associados aos elementos inerentes ao contexto em que o curso está inserido, com destaque para as baixas expectativas profissionais e a possibilidade de estudar em outra instituição, em um curso com maior valorização social e com melhores perspectivas salariais. Consideramos que a evasão nesse curso poderia ser reduzida a partir do desenvolvimento de um conjunto de ações dentro da própria instituição, tais como: a apresentação das possibilidades oferecidas pelo curso e pela profissão docente logo na chegada dos alunos à licenciatura; o acompanhamento da frequência e do desempenho dos alunos, diagnosticando qualquer problema que possa levar à evasão; o diálogo entre o setor pedagógico e o aluno que pretende evadir, objetivando evitar a evasão; e o envolvimento dos alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com bolsas para todos os alunos que participam dessas atividades. Associadas as ações desenvolvidas pela instituição, consideramos que são necessárias ações que promovam a valorização social da profissão docente, com ênfase na elevação salarial, na melhoria das condições de trabalho e da formação docente. Sem o desenvolvimento de ações que promovam a valorização social da profissão docente, o Brasil continuará vendo a redução no número de alunos egressos do Ensino Médio interessados em cursar uma licenciatura e a profissão docente continuará sendo considerada por muitos professores apenas uma atividade provisória.

Referências

ALMEIDA, Onília Cristina de Souza de. Evasão em cursos a distância: validação de instrumento, fatores influenciadores e cronologia da desistência. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE). Brasília, DF: Universidade de Brasília (UNB), 2007.

BRAGA, Mauro Mendes et al. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação, Campinas, v. 8, n. 1, p. 161-189, 2003.

CANDAU, Vera Maria. Universidade e formação de professores: que rumos tomar. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997. p. 30-50.

DIAS, Ellen Christine Morais; THEÓPHILO, Carlos Renato; LOPES, Maria Aparecida Soares. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES – MG. In: VII Congresso USP de Iniciação científica em Contabilidade, 2010, São Paulo-SP. Anais do 7o Congresso USP de Iniciação científica em Contabilidade, 2010. Disponível em: http://www.congressousp.fipecafi.org/anais/artigos102010/419.pdf . Acesso em: 23 de ago. 2017.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A reforma do ensino superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação & Sociedade, Campinas-SP: CEDES, ano XX, no 68/especial, p. 17-44, dez. 1999.

__________. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação & Sociedade, Campinas-SP: CEDES, ano XXIV, no 85, p. 1095-1124, dez. 2003.

__________. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, Campinas-SP: CEDES, ano XXVIII, no 100/especial, p. 1203-1230, dez. 2007.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, Roberto S. Métodos em etnopesquisa. In: MACEDO, Roberto S. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre-RS: ARTMED, 2004.

MELO, Maria Teresa Leitão de. Programas oficiais para formação de professores da educação básica. Educação & Sociedade, Campinas-SP: CEDES, ano XX, no 68/especial, p. 45-60, dez. 1999.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas-SP: CEDES, ano XXV, no 89, p. 1127-1144, dez. 2004.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá/MG, n. 04, v. 04, p.129-148, maio de 2008. Disponível em: https://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/328/310. Acesso em: 22 de ago. 2017.

RUIZ, Antonio Ibañez; RAMOS, Mozart Neves; HINGEL, Murílio. Escassez de professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica, 2007.

SILVA FILHO et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

EVASÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE/CAMPUS MOSSORÓ. (2019). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 2(2), 30-45. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i2.94

Artigos Semelhantes

11-20 de 167

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.