A LUDICIDADE E O BRINCAR NO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: OFICINAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, MÚSICA, MOVIMENTAÇÃO CORPORAL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i1.325

Palavras-chave:

ludicidade, brincar, oficinas, infância, práticas pedagógicas.

Resumo

O brincar é um ato que constitui a natureza humana, é por meio desta ação que os indivíduos manifestam suas percepções de mundo, apresentando narrativas criadas na lógica infantil. A ludicidade é uma ferramenta pedagógica capaz de proporcionar construções enriquecedoras de conhecimento e autonomia, promovendo um contexto amplo de experimentação, exploração e criatividade para as crianças. Posto isso, neste estudo de pesquisa-ação, buscou-se explorar o papel da ludicidade e do brincar na infância, procurando compreender sua importância no ambiente escolar, por meio da implementação de oficinas pedagógicas, que abordaram a musicalidade, movimentação corporal, contação de histórias, jogos e brincadeiras. Este artigo documenta o desenvolvimento e os resultados das oficinas realizadas em uma instituição de educação infantil em Recife-PE. Destacou-se o poder dessas práticas como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação integral da criança, ao desenvolverem atividades relevantes nas vivências da comunidade escolar. A metodologia de pesquisa utilizou abordagens qualitativas, incluindo observações e entrevistas, para orientar as ações no campo de pesquisa. Este trabalho demonstrou, o que pesquisas anteriores também enfatizam, a relevância do brincar e da ludicidade na educação infantil. Os benefícios do aspecto lúdico foram evidenciados na promoção do interesse pela aprendizagem, aumento da motivação e estímulo do processo de ensino-aprendizagem significativo. Além disso, os resultados revelaram contribuições expressivas, incluindo melhorias na coordenação motora e o desenvolvimento da afetividade, cognição, cooperação e socialização das crianças, culminando em uma evolução integral. Através das oficinas, evidenciou-se o potencial de promover não apenas a aprendizagem acadêmica, mas também o bem-estar emocional e social das crianças.

Biografia do Autor

  • Caroline da Conceição Neves , Unibra

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

  • Maria Clara Marques da Purificação, Unibra

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

  • Ma. Ariedja de Carvalho Silva, Unibra

    Mestra em Educação Matemática e Tecnológica, Centro de Educação-Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Referências

BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; BUBLITZ, Kathia Regina; GOMES, Vilisa Rudenco. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Indaial: Uniasselvi, 2015.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da Dança. 3ª ed. São Paulo: Ícone, 2007.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org) et.al. O brincar e suas teorias. 1. ed. São Paulo: Cencage Learning, 1998.

CARVALHO, Mônica Fontanari de. Pré-escola da música: musicalização infantil.Curitiba: Martins Fontes, 1997

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 Curitiba: Editora Positivo, 2004, 2120 p.

FERREIRA, Juliana de Freitas ; SILVA Juliana Aguirre da ; RESCHKE, Maria Janine Dalpiaz. A importância do lúdico no processo de aprendizagem. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DO%20LUDICO%20NO%20PROCESSO.pdf Acesso em: 05 out 2023.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKY, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone – EDUSP, 1998b.

LOBO, Jadiane Cristina. A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, SP, p.12-76, 2013.

MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Da Teoria à Prática: educação ambiental com crianças pequenas ou o fio da história. Porto, Portugal: Porto Editora Ltd., 1998.

PEREIRA, Lucia Helena Pena. Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Rio de Janeiro: Mauad X: Bapera, 2005.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho científico acadêmico. 2° ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013.

ROSA, Sanny. Brincar, conhecer, ensinar. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Maria Willinayane Pereira da. Brincadeiras populares na educação Infantil: um resgate importante no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Pedagogia, Garanhuns, Brasil-PE, 2019.

Downloads

Publicado

17.07.2024

Como Citar

A LUDICIDADE E O BRINCAR NO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: OFICINAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, MÚSICA, MOVIMENTAÇÃO CORPORAL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. (2024). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 7(1), 141-153. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i1.325

Artigos Semelhantes

1-10 de 67

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.