RELAÇÃO COM O SABER DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS NARRATIVAS COMO MODO E RAZÃO PARA PESQUISAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v1i3.60

Palavras-chave:

Educação física, Explicitação, Complexidade

Resumo

A teoria da relação com o saber, proposta por Bernard Charlot, vem sendo estudada por investigadores(as) de várias áreas do conhecimento, com propósitos convergentes de desvelar e caracterizar as relações que são estabelecidas com os saberes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar e descrever parte de um percurso de elaboração e explicitação das próprias relações com os saberes de um grupo de estudos de educação física escolar de uma universidade pública federal. Como escolha metodológica enfatizamos as narrativas. Na discussão dos resultados, provisoriamente, identificamos as dinâmicas que constituem aspectos da relação com o saber e estão presentes nos modos e razões de compreender a si mesmo(a), os(as) outros(as) e o mundo enquanto se pesquisa. Concluímos que é importante que aqueles(as) que intencionam investigar os elementos da relação com o saber caminhem em direção de si mesmos(as) para compreender a complexidade dessa rede de saberes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Venâncio , Universidade Federal do Ceará

    Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente. Bolsista Doutorado FAPESP (2010-2014). Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal (http://www.ppgef.def.ufrn.br/). Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF/UFC 2021-2023) - https://proef.ufc.br/pt/. Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do Projeto Subprojeto Educação Física (Editais 2018-2020; 2020-2022; 2022-2024). Atualmente é Coordenadora de Área do PIBID (Edital 2024-2026) no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo (1998-2016). Estuda e pesquisa temas referente a educação física escolar, relação com o saber, projeto político pedagógico, planejamento participativo, sistematização de conteúdos, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes, didática e estágio curricular supervisionado e educação antirracista. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Membra da RIRSA (Rede Internacional Relação com o Saber - https://rirsa5.wixsite.com/rirsa); do grupo autônomo de professores-pesquisadores em Educação Física Escolar. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os saberes (GEPEFERS) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/605246.

  • Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará

    Outreach Coordinator [coordenador de países distantes do Norte Global] do ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Coordenador de Núcleo do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-UFC) Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Bacharel (1994-98) e Licenciado em Educação Física (1997-99) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000-3) e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estudante pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto financiado pela FAPESP Trabalhou em universidades na região metropolitana, interior e litoral de São Paulo (2001-16), em escola da rede pública municipal (2002-7) e coautor do currículo de Educação Física da rede pública estadual (2007-8) Pesquisa temáticas relacionadas à Educação Física Escolar: sistematização de princípios curriculares, complexidade e justiça social, antirracismo e relações étnico-raciais, autoestudo e narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e processos formativos permanentes de professores/as-pesquisadores/as Membro do grupo autônomo de Professores/as-Pesquisadores/as de Educação Física Escolar (desde 2005), Antena CRIFPE-Brasil, rede MADDIS, rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network in Complexity, AERA - American Educational Research Association [S-STEP] (desde 2011). Líder do grupo de pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP) e Vice-Líder do GEPEFERS (RIRSA) Revisor das revistas Studying Teacher Education e Sport, Education and Society, Editor da revista Frontiers in Education, Coeditor da Revista Brasileira de Educação Física Escolar (Rebescolar) e membro do comitê científico do GTT-Escola do CBCE.

  • Rafael Alexandre Brasil, Universidade Federal do Ceará

    Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Graduado em Educação Física - Bacharelado / Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduado em Educação Física - Licenciatura / Universidade Federal do Ceará - UFC (Magna Cum Laude). Pós graduado (especialista) em Educação Física Escolar / Universidade Estadual do Ceará - UECE.

  • Liana Lima Rocha, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC) na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC) na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Formada em Educação Física, pelo Instituto de Educação Física e Esporte (IEFES-UFC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Treinamento Personalizado: avaliação e prescrição de exercício com foco em saúde e desempenho pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Participante do Grupo de Pesquisa Saberes em Ação (IEFES-UFC) em três áreas: Área 1 - Formação Continuada em Educação Física na Escola; Eixo 2 - Educação Física Escolar e Relações com saberes; Eixo 3 - Formação de professores-pesquisadores: Complexidade e sistematização. Criadora e professora de educação física do projeto - A quadra também é delas. Foi professora preceptora no Programa de Residência Pedagógica (CAPES) na área de Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou como professora supervisora #8203;#8203;no subprojeto de Educação Física / CCS do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalhou como professora voluntária de educação física no Instituto Povo do Mar (IPOM). Trabalhou como estagiário na Prefeitura de Fortaleza na Guarda Municipal no departamento de Educação Física.

  • Emmanuelle Cynthia da Silva Ferreira, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela área de concentração Movimento Humano Cultura e Educação, na linha de pesquisa Estudos Pedagógicos sobre o Corpo e o Movimento Humano. Licenciada em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs) na Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharelanda em Educação Física pela mesma instituição. Transferida do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Canindé - Ceará, no curso de Licenciatura em Educação Física (2013 - 2016). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formativos Colaborativos professora Adriana Inês de Paula (AIP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes ? GEPEFERS. Foi Residente no Programa Residência Pedagógica (CAPES) de 2018 a 2020. Já atuou por 1 ano e meio como bolsista monitora na disciplina de Didática da Educação Física e Educação Física na Educação Infantil no Programa de Iniciação à Docência (PID), ambos no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Experiência como estagiária na Prefeitura de Fortaleza pela Secretaria Municipal de Educação.Tem experiência em pesquisa sobre educação física escolar na, com e sobre educação infantil, narrativas (auto)biográficas e plenejamento participativo.

Referências

BETTI, M. et al. Os saberes da educação física na perspectiva de alunos do ensino fundamental: o que aprendem e o que gostariam de aprender. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 1, n. 1, pp. 155-165, 2015.

CAVALCANTI, J. D. B. A noção de relação ao saber: história e epistemologia, panorama do contexto francófono e mapeamento de sua utilização na literatura científica brasileira. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015. Disponível em: <http://redereperes.wixsite.com/reperes/2015-teses>. Acesso em: 28 jul. 2018.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, n. 97, pp. 47-63, 1996.

CHARLOT, B.; NEVES, E. D.; SILVA, V. A. Des universités plus hétérogènes: recherches sur le rapport au savoir des étudiants brésilien. Academia, n. 10, pp. 109-135, 2017. Disponível em: <http://academia.lis.upatras.gr/index.php/academia/article/viewFile/2837/3116>. Acesso em: 28 jul. 2018.

CONCEIÇÃO, W. L. Histórias de vidas que se unem: a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas-SP, 2017.

FAINGOLD, N. Explicitation, décryptage du sens, enjeux identitaires. Éducation Permanente, n. 160, pp. 81-99, 2004.

FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S. (Orgs.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2009, pp. 233-255.

FRANCO, M. A. S. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 1, pp. 109-126, 2008. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/298/29811337005.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100008

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciência humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F.; SILVA, L. O.; SANCHOTENE, M. U. Quem aprende? Pesquisa e formação em educação física escolar. Ijuí-RS: Unijuí, 2009.

NÓVOA, A. Pedagogia: a terceira margem do rio. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 6 dez. 2018.

REGO, T. C.; BRUNO, L. E. N. B. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador – Entrevista com Bernard Charlot. Educação e Pesquisa, v. 36, n. especial, pp. 147-161, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea12.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2018.

ROCHA, L. L. et al. Os desafios pedagógicos das demandas ambientais na perspectiva de professores(as) de educação física. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n. 3, pp. 126-147, 2018. Disponível em: <https://docs.wixstatic.com/ugd/db85a1_647a9d3373e443eb826d37895af3ea58.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018.

SANCHES NETO, L. O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de educação física em uma comunidade colaborativa. Tese (Doutorado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2014.

SANDÍN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SILVA, V. A. Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37, pp. 150-190, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100013

SO, M. R. Das relações com os saberes das lutas nas aulas de educação física: as perspectivas dos alunos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente-SP, 2014.

SOUZA, M. C. R. F.; CHARLOT, B. Relação com o saber na escola em tempo integral. Educação & Realidade, v. 41, n. 4, pp. 1071-1093, 2016. DOI: 10.1590/2175-623659843 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623659843

TRÓPIA; G., CALDEIRA, A. D. Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas. Educação, v. 34, n. 3, pp. 369-375, 2011.

VENÂNCIO, L. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente-SP, 2014.

VENÂNCIO, L. et al. Modos de abordar a aprendizagem na educação física escolar: sujeitos-interlocutores na relação com o saber. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 3, pp. 32-53, 2016. Disponível em: <https://docs.wixstatic.com/ugd/db85a1_647a9d3373e443eb826d37895af3ea58.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2018.

VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Narrativas e assunções como catalisadores dos percursos metodológicos das relações com o saber na educação física. International Journal Education and Teaching, v. 1, n. 2, pp. 82-103, 2018. Disponível em: <https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/46>. Acesso em: 8 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.31692/2595-2498.v1i2.46

VERCELLINO, S. et al. Escuela y alumnado: (des)encuentros en la relación con el saber. Revista Electrónica Educare de la Universidad Nacional Costa Rica, v. 21, n. 3, pp. 1-21, 2017. Disponível em: <http://revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/8610/11570>. Acesso em: 2 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.21-3.10

VERMERSCH, P. L’entretien d’explicitation. 6. ed. Paris: ESF, 2010.

Downloads

Publicado

25.01.2025

Como Citar

RELAÇÃO COM O SABER DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS NARRATIVAS COMO MODO E RAZÃO PARA PESQUISAR. (2025). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 1(3), 30-43. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v1i3.60

Artigos Semelhantes

1-10 de 125

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.