RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A PRÁTICA AVALIATIVA DE DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA COM A AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v3i1.121Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Curso de Pedagogia, Avaliação da ExperiênciaResumo
O presente artigo aborda as relações existentes entre as concepções e práticas avaliativas de docentes do Curso de Pedagogia com a Avaliação da Experiência proposta por Viana (2014), que vem reconstruindo paradigmas acerca dessa temática. A pesquisa tem cunho qualitativo e foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no município de Vitória de Santo Antão/PE, emergindo da seguinte inquietação: Como se dá a prática avaliativa do professor de Ensino Superior do Curso de Pedagogia? Seu objetivo foi analisar os aspectos que caracterizam a prática supracitada a partir das concepções que os docentes possuem acerca da Avaliação da aprendizagem. Os resultados mostraram que 60% dos sujeitos analisados aproximam suas práticas avaliativas à Avaliação da Experiência, e destes, 40% tem uma forte tendência ao princípio fundamental da Negociação. E, embora os outros 40% possuam concepções voltadas a práticas tradicionais, eles já demonstram uma grande abertura às novas tendências inovadoras e emergentes dos processos avaliativos. Dessa forma, ressaltamos que novos caminhos para uma avaliação mais justa e ética já tem as portas abertas, e salientamos a importância de uma boa formação de professores para efetivar essa práxis.
Downloads
Referências
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, London, New Delhi: Sage, 1989.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2002.
. Avaliação: Mito e desafio, uma perspectiva construtivista. 35 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
KELLY, G. A. A theory of personality: the psychology of personal constructs. New York: W.W. Norton, 1963.
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar aprendizagem?. Porto alegre: Artmed. Ano 3,
n.12. fev.2000. Disponível em:
<https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf>. Acesso em: 18.mar.2016
. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MONTE, N. P. L.; VIANA, K. S. L. Concepções e prática avaliativa no ensino da língua inglesa: uma análise através da perspectiva da Avaliação da Experiência. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande – PB. Anais do II Congresso Nacional de Educação, 2015.
SILVA, J. F. Avaliar... O quê? Quem? Como? Quando? Revista TV Escola, Edição: out. 2013. Disponível em <http://www.mec.gov.br/tvescola>. Acesso em: 22.mar.2016.
VIANA, K. S. L. Avaliação da Experiência: uma perspectiva de Avaliação para o ensino das Ciências da Natureza. 2014. 212f. Tese (Doutorado em Ensino de Física e Química) – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Natália de Pontes Leite Monte, Ana Maria da Cunha Rêgo, Tamara Menezes Soriano de Souza de Santana, Kilma da Silva Lima Viana (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.