LUDO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA
LUDO OF THE CHEMICAL LINKS: A TEACHING GAME IN CHEMISTRY
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v1i01.26Palavras-chave:
Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), Ligações Covalentes, LúdicoResumo
Esse artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Prática Profissional (IV) do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE Campus Vitória, onde a disciplina tem o objetivo de estudar, analisar e elaborar recursos didáticos, dentre esses, o jogo didático irá ser utilizado em nossa pesquisa. O presente estudo aborda o desenvolvimento, aplicação e a avaliação de um jogo didático com a utilização do Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) para o ensino de química geral no ensino médio, no conteúdo de Ligações Química (Ligações covalentes) por meio de situação em que os estudantes consigam compreender e diferenciar os compostos covalentes, formar as estruturas e aprender a regra do octeto. Analisando estas situações, este trabalho tem a intenção de abordar uma intervenção com um Jogo Didático intitulado: Ludo das Ligações Químicas, com 38 (trinta e oito) estudantes de uma turma de primeiro ano do IFPE - Campus VSA. Para isso, foi aplicado o jogo com os estudantes e questionários (Q1 e Q2) sobre a observação e vivência do CEK. Como objetivos atingidos, foi analisado o quanto o jogo auxiliou na compreensão dos conteúdos, pois os estudantes compreenderam as ligações covalentes de forma mais divertida e atrativa, precipuamente com relação à identificação dos compostos covalentes e suas respectivas estruturas, dessa forma compreendendo a regra do octeto. Além disso, pudemos identificar a partir dos questionários que os estudantes aprimoraram suas hipóteses iniciais acerca do conteúdo que foi abordado no CEK e solidificaram seus conhecimentos
Referências
CAMPOS, L.M.L. Bortoloto, T.M.; Felício, A.K.C. A Produção de Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia: Uma Proposta para Favorecer a Aprendizagem, 2003.
FONSECA, M. R. M.; Química (Ensino Médio). 1ª Edição. São Paulo, Editora: Ática, v.1, 2012.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília. 2007. 132p. ISBN: 978-85-230-0979-3, 2007.
KELLY, G. A. A theory of personality: the psychology of personal constructs. New York: W.W. Norton, 1963.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996. 183p.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo e brincadeira. São Paulo: Cortez, 2003.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 2º edição.
LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010.
MIRANDA, S. de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje. V.28, n. 168. Jan/fev. 2002, p.64-66.
NASCIMENTO, A. M. S. et al. Dados Pauling: Um Jogo Didático no Conteúdo de Distribuição Eletrônica no Ensino de Química. In: Atas do Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2014.
NASCIMENTO, A. M. S. et al. Dominós das Funções Oxigenadas: Um Jogo Didático no Conteúdo de Química Orgânica. In: Anais do 55º Congresso Brasileiro de Química, Goiânia - GO 2015.
PEDROSO, C.V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. Anais do IX Congresso Nacional de Educação. Curitiba, Brasil, 2009.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Dirceu Accioly Lindoso, Rio de Janeiro, Cia. Ed. Frense, 1972, p. 160.
SANTANA, E.M.; Rezende, D.B. O Uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: Uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, Brasil, 2008.
SILVA, M.A.S et al. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In Anais do VII Congresso Norte Nordeste De Pesquisa E Inovação, Tocantins 2012.