ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES PROTAGONISTAS DAS AÇÕES DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES NO IFPE – CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
Palavras-chave:
Protagonismo estudantil, empreendedorismo jovem, educação empreendedoraResumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar os perfis dos estudantes protagonistas de ações do Programa Internacional Despertando Vocações no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, com a finalidade de elucidar a compreensão das mudanças organizacionais, permitindo visualizar de que forma os processos de habitualização, tipificação, objetificação e exteriorização se formam e influenciam no isomorfismo institucional. Para assim colaborar com o entendimento sobre formação empreendedora, protagonismo estudantil e mudanças organizacionais em instituições de ensino brasileiras através de uma exígua amostragem retirada dos programas PDVL (Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura) e PDVAgro (Programa Internacional Despertando Vocações para Ciências Agrárias). Para a obtenção de dados foi aplicado um questionário com a finalidade de coletar uma amostragem dos participantes do PDVL e do PDVAgro. No total, o questionário obteve 32 respostas de participantes dos programas estudados, sendo 47% do PDVL e 53% do PDVAgro. Os resultados foram dispostos em Gráfico analisados. Com a análise dos dados obtidos foi possível constatar que a participação nos programas propiciou aos alunos o afloramento do protagonismo, bem como as características empreendedoras descritas por Dornelas (2008). Segundo frases e palavras citadas pelos pesquisados, é notório a contribuição dos programas no incentivo ao trabalho em grupo e o quão essas ações auxiliam no desenvolvimento pessoais e profissionais dos mesmos. Fator reforçado pela tendência dos respondentes em continuarem no programa durante todo período acadêmico. O IIDV (Instituto Internacional Despertando Vocações) – instituição responsável pelos programas – juntamente com o IFPE tem por princípios a democratização do ensino e o cooperativismo, e estes podem ser alavancados pelo desenvolvimento do Protagonismo e pela formação empreendedora, desenvolvida no âmbito do PDV.
Referências
BRASIL, Sandra Aparecida, et. al. Empreendedorismo Jovem: Fatores que contribuem para a atividade empreendedora. Semana do administrador da Universidade Estadual de Maringá. – Artigo. Disponível em:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/22811/12314
CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de, 2004. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Senac nacional, 2014.
DEBALD, B. S.; GOLFETO, N. V. Protagonismo Estudantil e Metodologias Ativas de Aprendizagem em Tempos de Transformação na Educação Superior. Foz do Iguaçu, PR: plêiade, 2016. Artigo. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/305/422
DEMO, P. e SILVA, R. A. Protagonismo estudantil. Marilia: Rev. ORG&DEMO Unesp,2020.
DIMAGGIO, Paul J.; POWELL, Walter W. The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American sociological review, p. 147-160, 1983.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
FREITAS, C. M. C. S. Escola e Universidade: encontros entre sociologia e educação [livro eletrônico] / organizadores Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020.
GEM –Global Entrepreneurship Monitor (2015). “O Empreendedorismo no Brasil. 2015.” Curitiba: IBPQ, 2015.
IFPE. Missão, Visão e Valores. Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, 2016.
IIDV. Programa Internacional Despertando Vocações. / Coordenação geral Prof. MSc. Erick Viana da Silva. Recife, 2018.
LEITE, Emanuel, 1955. O fenômeno do empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012.
MARCEDO, Mariano de Matos, et. al. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedoridmo no Brasil: 2015/ coodernação de Simara Maria de Soua Silveira Greco. Curitiba: IBQP, 2014.
MARCIEL-BARBOSA, Tatiane Alves. Protagonismo do aluno e uso de metodologias ativas em prol da aprendizagem significativa a da educação humanista. Brasília: Rev. Educação, 2017.
SARKAR, Soumodip. Empreendedorismo e inovação. São Paulo: Escolar – 2° edição, 2010.
RABÊLLO, M. E. D. L. O que é protagonismo juvenil. Acesso em, v. 5, 2004.
RODRIGUES, Jannyny de Oliveira Fogaça; DE CARVALHO, Sheyse Martins.
Evasão Feminina no Curso de Licenciatura em Física da UFT. In: WORKSHOP EM ENSINO DE FÍSICA DO TOCANTINS, 3, 2019. Tocantins. III Workshop em Ensino de Física do Tocantins [...]. Tocantins: UFT, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.