MATERIALIAÇÃO DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.31692/snkmxr38Palavras-chave:
Formação de professores, AprendizagemResumo
A presente pesquisa tem por objetivo compreender a materialização da avaliação na formação de professores de Química no tocante as prÁticas avaliativas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Concepções de Avaliação, abordadas por Guba e Lincoln, com foco nas Gerações da Avaliação. Para a obtenção de dados foi feita uma exígua amostragem com a aplicação de um formulário contendo quatro questonionamentos sobre a avaliação em sua sala de aula para professores da Rede Federal de Ensino. Os resultados obtidos foram tabulados e analisados, permitindo a observação da conformidade, entre as palavras dos professores e o Projeto Pedagógico do Curso, relacionado a materialização deste e as múltiplas dimenssões da avaliação, compreendidas nas perspectivas formativa, diagnóstica e somativa. Após a análise percebeu-se uma inclinação dos respondentes a uma avaliação de segunda e terceira geração.
Referências
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, London, New Delhi: Sage, 1989.
HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LIMA, K. S. Compreendendo as concepções de avaliação de professores de física através da teoria dos construtos pessoais. Recife, 2008. 163 p. Dissertação (Ensino das Ciências). Departamento de Educação, UFRPE, 2008.
SALES, E. S.; MONTEIRO, I. G. S.; LIMA, K. S. Formação de professor, diretrizes da Educação brasileira para o ensino de Química e Avaliação: saberes docentes essenciais à formação docente. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristóvão - SE. Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2013.
NARDI, R.; CORTELLA, B. S. C. Formação de professores de Física: das intenções legais ao discurso dos formadores. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Física, 2005. v. 1. p. 175-175, 2005.
IFPE. Projeto Pedagógico do curso. Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, 2013. Disponivel em: https://www.ifpe.edu.br/campus/vitoria/cursos/superiores/licenciaturas/quimica/projeto-pedagogico/PROJETOPEDAGGICO2013VSA1810.pdf/view.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.