AS INFLUÊNCIAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Um estudo acerca das relações das gerações da avaliação e as principais estratégias de coping

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31692/ijetpdvl.v6i1.249

Palavras-chave:

Gerações da avaliação

Resumo

A avaliação da aprendizagem tem sido amplamente discutida ao longo do tempo, existem diversas correntes reflexivas sobre o conceito e a importância da avaliação. Assim como existe uma crescente preocupação dos pesquisadores a respeito dos impactos emocionais vivenciados por estudantes. A presente pesquisa busca entender a influência da avaliação da aprendizagem sobre os impactos emocionais na saúde mental dos estudantes universitários. Através da literatura iremos discorrer como as demandas avaliativas presentes nas gerações da avaliação (GUBA; LINCOLN, 2011) se associam com os efeitos aversivos e as estratégias de coping (FOLKMAN; LAZARUS, 1986). Para responder essa inquietação, a pesquisa tem o objetivo de refletir quanto às relações entre a avaliação da aprendizagem e os impactos emocionais evidenciando as estratégias de coping utilizadas.  Diante disso, será realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, descritiva e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se dará a partir da Análise de conteúdo (BARDIN, 2016) considerando as três fases propostas, sendo elas: 1) pré-análise:Fase de organização do material; 2) exploração do material: fase de aprofundamento nos registros selecionados e 3) tratamento dos resultados: fase das análises dos resultados e inferências. todos os dados serão analisados a partir dos aportes teóricos das Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 2011) e das Estratégias de Coping (FOLKMAN; LAZARUS, 1986). Ao final da pesquisa, espera-se contribuir na reflexão e discussão acerca dos temores e das dores vivenciados por estudantes que passaram por um sistema de avaliação da aprendizagem mal implementado durante o Ensino Superior.

Palavras-Chave: Gerações da Avaliação, Temores da avaliação, Estratégias de Enfrentamento.

Biografia do Autor

  • Caroline Gessica Gomes de Novaes, UFPE

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela UFPE-CAA. Desenvolveu pesquisas relacionadas as Correlações bioestratigráficas dos sistemas fluvio-lacustres das fases rifte e pós-rifte das bacias do Araripe, Jatobá e Tucano norte, NE do Brasil, no projeto ARTUNJA. Na educação atuou na residência pedagógica onde desempenhou a função de Residente e posteriormente Supervisora do Programa Residência Docente nas Ciências (ReDEC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC/IFPE-CNPq, desenvolvendo as linhas de pesquisa "Formação de Professores", "Ensino e Avaliação” e “Estratégias de enfrentamento”. Bolsista CAPES e Coordenadora de Cursos Livres do Instituto Internacional Despertando Vocações, vinculada à Diretoria de Ensino (DEN/IIDV).

  • Wilk Felipe Vitorino

    GRADUADO em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Belo Jardim - FABEJA ( 2012) como Bolsista no Programa Universidade Para Todos - PROUPE; Pedagogia pela Faculdade Integrada de Brasília - FABRAS (2022) e Licenciatura em Química pelo Centro Universitário ETEP (2023). MESTRANDO: Programa em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Associado ao Instituto Despertando Vocações (IDV) no Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL) com ações na área de Ensino e Avaliação, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC-IFPE/CNPq desenvolvendo pesquisas na linha de Ensino e Avaliação - práticas e concepções. É servidor público concursado pelo estado de Pernambuco (Professor), lotado na Escola de Referência em Ensino Médio de Panelas - EREMPA, ministrando aulas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

  • Maria Luiza da Cunha Rego, Instituto Internacional Despertando Vocações

    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2015).Especialista em Intervenções Clínicas na Abordagem Psicanalítica pela Faculdade Frassinetti do Recife -FAFIRE (2017). Mestra em Psicologia da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2019). Pesquisadora e orientadora do Grupo de Estudo e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC/CNPq, desenvolvendo a linha de pesquisa "Saúde, Espiritualidade e Desenvolvimento Humano. Coordenadora do Programa Internacional Despertando Vocações Para Ciências da Saúde - PDVS e Coordenadora de Psicologia do Instituto Internacional Despertando Vocações - IIDV. 

  • Kilma da silva Lima Viana, IFPE

    Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPE - 2003), Graduação em Licenciatura em Física (UNIASSELVI - 2022), Especialização em Avaliação Educacional (UCS - 2022); Mestrado em Ensino das Ciências (UFRPE - 2008) , com ênfase em Avaliação no ensino da Física, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UFRPE - 2014), defendendo, através de um Ensaio Teórico, uma nova perspectiva de avaliação, denominada pela pesquisadora de "Avaliação da Experiência", tendo como focos de estudo a Física e a Química. É Professora das disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química do IFPE (2009 - Atual); É Diretora de Ensino do Instituto Internacional Despertando Vocações - IIDV (2022 - atual) e Coordenadora Geral do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas - PDVL (2013 - atual). É presidente Honorária do IIDV; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC-IFPE/CNPq (2010 - atual), desenvolvendo as linhas de pesquisa: Formação de Professores; Ensino e Avaliação - práticas e concepções; Empreendedorismo e Inovação na Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências - GEPEC - IIDV. É membro do Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Administração e Rede de Cooperação - GEPAC - IFPE/CNPq. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE/CAA. Atuou como Presidente do Instituto Internacional Despertando vocações (2018-2022), Atuou também como Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE-campus Vitória de Santo Antão (2015 - 2016) e também como Coordenadora de Acordos Internacionais da Assessoria de Relações Internacionais - ARINTER -IFPE/Reitoria (2012 - 2014).

Downloads

Publicado

30.04.2023

Como Citar

AS INFLUÊNCIAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: Um estudo acerca das relações das gerações da avaliação e as principais estratégias de coping. (2023). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 6(1), 36-55. https://doi.org/10.31692/ijetpdvl.v6i1.249

Artigos Semelhantes

11-20 de 176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.