AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O ENSINO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i2.404

Palavras-chave:

Experimentação, Gerações de Avaliação, Ensino de Química

Resumo

Esta pesquisa teve buscou responder a seguinte inquietação: quais as relações existentes entre a abordagem do processo de ensino de Química e a perspectiva de avaliação vivenciada? Para responder essa inquietação, nossa pesquisa tem o objetivo de analisar a abordagem de ensino vivenciada nas aulas de Química e suas relações com a proposta avaliativa do professor. Diante disso, foi realizada uma pesquisa em uma escola da Rede Pública do município de Vitória de Santo Antão, do Estado de Pernambuco, com um professor e 30 estudantes. A pesquisa foi realizada em duas fases. A primeira foi observação e registro de 5 (cinco) aulas do professor sobre o conteúdo de Sustentabilidade e Química na Natureza. A segunda foi a observação acerca de uma atividade experimental sobre as Propriedades da Matéria. Diante disso, ao final da pesquisa, observamos que o professor apresenta uma abordagem de ensino  cognitivista, no entanto, sua proposta avaliativa apresenta características de Primeira Geração (GUBA e Lincoln (2011), o professor pesquisado  se preocupava com a aprendizagem do estudante, porém a avaliação focava na quantificação da aprendizagem. Ressaltamos a importância das práticas de ensino e avaliação dialogarem para auxiliarem na aprendizagem dos estudantes.  Após a vivência da atividade proposta, observamos mudanças nos resultados da avaliação dos estudantes, como: compartilhamento de ideias, testagens de hipóteses, reflexões sobre a construção do conhecimento e ampliação do conceito estudado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • EDUARDO FRAGOSO DOS SANTOS SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Graduando em Licenciatura em Química (IFPE-Vitória), Pesquisador do Instituto Internacional Despertando Vocações, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil.

  • RAYANNE DA SILVA LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFRPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco.

  • JAMYLLY KETYLLY SERCUNDES DO NASCIMENTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Capitão Manoel Gomes D'Assunção(2011).

  • KAIO EMANUEL GOMES DA SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia(2022). Tem experiência na área de Química.

  • Kilma da Silva Lima Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Doutora em Ensino de Ciências (Física e Química), Professora do IFPE – campus Vitória, Presidente do Instituto Internacional Despertando Vocações – IIDV, Pernambuco - Brasil.

Referências

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de Quarta Geração. (Tradução Beth Honorato). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

KELLY, G. A. The psychology of personal constructs: a theory of personality. Nova

Iorque, EUA: Norton & company, 1955.

LIMA, K. S. Compreendendo as concepções de professores de Física através Teoria dos Construtos Pessoais. 2008. 163f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2008.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

REGO, A. M. C.; VIANA, K. S. L. Formação de Professores em Química e Física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de Avaliação da Aprendizagem: uma análise documental à luz da Teoria dos Construtos Pessoais e das Gerações da Avaliação. Recife, Editora IIDV, 2021. DOI: https://doi.org/10.31692/978-65-88970-21-8

VIANA, K. S. L. Avaliação da Experiência: uma perspectiva de avaliação para o ensino das ciências da natureza.2014. 202f. Tese (Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco - UFRPE, Recife, 2014.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento e modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar? Traduação de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

30.08.2024

Como Citar

AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O ENSINO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS. (2024). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 7(2), 142-155. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i2.404

Artigos Semelhantes

1-10 de 211

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)