AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O ENSINO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i2.404Palavras-chave:
Experimentação, Gerações de Avaliação, Ensino de QuímicaResumo
Esta pesquisa teve buscou responder a seguinte inquietação: quais as relações existentes entre a abordagem do processo de ensino de Química e a perspectiva de avaliação vivenciada? Para responder essa inquietação, nossa pesquisa tem o objetivo de analisar a abordagem de ensino vivenciada nas aulas de Química e suas relações com a proposta avaliativa do professor. Diante disso, foi realizada uma pesquisa em uma escola da Rede Pública do município de Vitória de Santo Antão, do Estado de Pernambuco, com um professor e 30 estudantes. A pesquisa foi realizada em duas fases. A primeira foi observação e registro de 5 (cinco) aulas do professor sobre o conteúdo de Sustentabilidade e Química na Natureza. A segunda foi a observação acerca de uma atividade experimental sobre as Propriedades da Matéria. Diante disso, ao final da pesquisa, observamos que o professor apresenta uma abordagem de ensino cognitivista, no entanto, sua proposta avaliativa apresenta características de Primeira Geração (GUBA e Lincoln (2011), o professor pesquisado se preocupava com a aprendizagem do estudante, porém a avaliação focava na quantificação da aprendizagem. Ressaltamos a importância das práticas de ensino e avaliação dialogarem para auxiliarem na aprendizagem dos estudantes. Após a vivência da atividade proposta, observamos mudanças nos resultados da avaliação dos estudantes, como: compartilhamento de ideias, testagens de hipóteses, reflexões sobre a construção do conhecimento e ampliação do conceito estudado.
Downloads
Referências
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de Quarta Geração. (Tradução Beth Honorato). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
KELLY, G. A. The psychology of personal constructs: a theory of personality. Nova
Iorque, EUA: Norton & company, 1955.
LIMA, K. S. Compreendendo as concepções de professores de Física através Teoria dos Construtos Pessoais. 2008. 163f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2008.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
REGO, A. M. C.; VIANA, K. S. L. Formação de Professores em Química e Física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de Avaliação da Aprendizagem: uma análise documental à luz da Teoria dos Construtos Pessoais e das Gerações da Avaliação. Recife, Editora IIDV, 2021. DOI: https://doi.org/10.31692/978-65-88970-21-8
VIANA, K. S. L. Avaliação da Experiência: uma perspectiva de avaliação para o ensino das ciências da natureza.2014. 202f. Tese (Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco - UFRPE, Recife, 2014.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento e modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar? Traduação de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EDUARDO FRAGOSO DOS SANTOS SILVA, RAYANNE DA SILVA LIMA, JAMYLLY KETYLLY SERCUNDES DO NASCIMENTO, KAIO EMANUEL GOMES DA SILVA, Kilma da Silva Lima Viana (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.