AS TDICS NAS AULAS REMOTAS E A PERPECTIVA DAS PROFESSORAS QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Marciano de carvalho Batista Universidade Federal do Amazonas
  • Jackeline de Araujo Barreto Pessanha
  • Leandro de Andrade Gonçalves Instituto Federal Fluminense
  • Maria Suzilânia da Conceição Correia Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31692/sf7qym92

Palavras-chave:

TDIC´s, Ensino Remoto, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa busca analisar como as professoras fazem uso das TDIC´s no contexto das aulas remotas e a percepção delas a respeito dessas tecnologias em sala de aula como propostas de práticas docentes direcionadas a desenvolver o letramento digital por parte dos discentes. Para a concepção deste estudo, realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, também, optou-se por um estudo de campo. A referida pesquisa foi realizada numa escola pública municipal e teve 05 professoras colaboradoras. Para tal, apoiamo-nos nos referenciais teóricos de Castells (2010) e Rodrigues (2016)  para embasar as falas a respeito do breve panorama de utilização das TDIC´s no Brasil, para referenciar a discussão referente a formação docente e a inclusão digital em sala de aula, nos pautamos nos estudos de Araújo (2015) e Kenski (1998), e para embasar a escrita referente a atuação docente na sala de aula de remota, apontando os desafios e as possibilidades, optamos pelas discussões propostas por Freire (2006) e Moran (2020). Assim, ao fim desse estudo, pudemos concluir que as TDIC´S são importantes no ensino em sala de aula, tanto no ensino presencial como remoto. Na pesquisa, ficou evidente que as tecnologias digitais são favoráveis ao letramento digital de docentes e discentes. O referido estudo contribuiu para analisar como as professoras colaboradoras encaravam as tecnologias em sala de aula antes das aulas remotas e entender como hoje elas se relacionam com elas, provocando uma reflexão em sua prática docente e ressignificação de sua percepção a respeito das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

  • Jackeline de Araujo Barreto Pessanha

    Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Fluminense

  • Leandro de Andrade Gonçalves, Instituto Federal Fluminense

    Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Fluminense

  • Maria Suzilânia da Conceição Correia, Universidade de Pernambuco

    Graduada em Letras, Universidade de Pernambuco

Referências

ARAÚJO, M. T. M. De. A identidade do professor que utiliza as tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica. Curitiba: 2015.

BAGGIO, R. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 16-21, maio/ago. 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.

BRANDAO, E. J. R. “Informática e Educação: Uma Difícil Aliança”. Passo Fundo.

BARTHES, Roland. O grão da voz: entrevistas. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Disponível em: <https://issuu.com/edemilsonbrandao/docs/livro>, acesso em 30 de ago. 2021.

BENÍCIO, L. A. de O.; VAZ, I. F.; PELICIONI, B. B. A importância do uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem frente à pandemia do novo coronavírus (Covid19). Brazilian Journal of Health Review, v.4, n.3 jun. 2021.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRITO, G. S., PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: Revista Atual, 2008.

CASTELLS, M. A sociedade em rede – v.1: a era da informação. São Paulo, Paz e Terra, 2010.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH. 2010.

FONSECA, J. J. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GEWEHR, Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na escola e em ambientes não escolares. Lajeado: UNIVATES, 2016.

KALINKE, M.A. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. n.08, p. 58 -71 Maio /ago. 1998.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª edição. Série Prática Pedagógica, Campinas – SP, Papirus, 2012.

MORAN, J. Transformações na Educação impulsionadas pela crise. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2020/05/Transforma%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em 25 jul. 2020.

PERRENOUD, P. (2002). Dez competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora (obra original publicada em 1999).

RIBEIRO, A. E.; NOVAIS, A. E.C. Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

RISCHIONI, G. A. et al. Startup: tendência de negócio no Brasil. Revista Fatec Zona Sul, v.7, n.1 outubro, 2020.

SÃO PAULO. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Curso de Especialização para o quadro do magistério da SEESP: Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São Paulo: UNESP, 2012.

SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Revista da Educação. PUC-Campinas, 22(2), 285-297, 2017.

SCHENKEL, Maria H. B. A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina – Brasil). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2002 Dissertação.

SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. de M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. R. Katál, v.23, n.3 set./dez. 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175p.

XAVIER, A. C. dos S. Como Fazer e Apresentar Trabalhos Científicos em Eventos Acadêmicos. 1. ed. Recife: Rêspel, 2010. v. 1. 177p.

XAVIER, A. C. dos S. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio (UNISINOS), v. 9, p. 1-16, 2011.

YOKOMIZO, C. A.; DINIZ, E. H.; CHRISTOPOULOS, T. P. Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon. Journal of Information Systems and Tecnology Management. V.7. n.3, 2010.

Downloads

Publicado

31.12.2020

Como Citar

AS TDICS NAS AULAS REMOTAS E A PERPECTIVA DAS PROFESSORAS QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (2020). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 4(3), 1-18. https://doi.org/10.31692/sf7qym92

Artigos Semelhantes

11-20 de 166

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.