RECURSOS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA:

UM ESTUDO COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Franklin Fernando Ferreira Pachêco UFPE
  • Alan Gustavo Ferreira
  • Valéria da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v3i3.143

Palavras-chave:

Professores, Processo de ensino e de aprendizagem, Recursos

Resumo

A presente pesquisa analisou como professores que lecionam Matemática compreendem a ideia de recursos para planejar aulas, desenvolver e explorar conteúdos matemáticos no ambiente da sala de aula. Para dá suporte a esse método investigativo, adotou-se a discussão de Adler que categoriza recursos em três tipos (Material, Humano e Cultural). Participaram dessa pesquisa 15 professores que ensinam a disciplina de Matemática na Educação Básica. O instrumento proposto para coletar os resultados se tratou de um formulário eletrônico com quatro questões todas sobre recursos. A primeira questão teve por objetivo verificar quais os tipos de recursos são conhecidos pelos professores. A segunda questão propôs identificar quais os subtipos de recursos os professores consideram úteis para o processo de ensino de conteúdos da Matemática. A terceira questão teve o intuito de identificar a compreensão dos professores sobre como ocorre o processo de integração de recursos no ambiente da sala de aula. A quarta questão concebeu como propósito compreender a importância que os professores atribuem aos recursos. Foram realizadas para todas essas questões análises a priori destacando possíveis acertos e erros que poderiam ser mobilizadas por professores que lecionam Matemática ao respondê-las. Os resultados foram categorizados e analisados sob a ótica de recursos proposta por Adler. Verificou-se como resultados que os participantes mostraram um desempenho pertinente sobre a noção de recurso e como usá-los no ambiente da sala de aula, mas também observou-se a necessidade de aprofundar os tipos e subtipos de recursos com esses profissionais. Esses resultados potencializam o quanto é interessante que o professor que leciona a disciplina de Matemática conceba a percepção de que independentemente do tipo ou subtipo de recurso usado no ambiente escolar são as ações pedagógicas que permitem ao material atribuir sentido ao conteúdo explorado, por isso é essencial existir planejamento para integrar recurso na sala de aula.

Referências

ADLER, J. Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education. 2000.
BARBOSA, E. J. T; LINS, A. F. Equações polinomiais do primeiro grau em livros didáticos: organizações matemática e didática. Educação Matemática Pesquisa. ISSN 1983-3156. São Paulo, v.15, n.2, p. 337-357, 2013.

BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké. ISSN 2176-1744. Campinas, SP, v.25, n. 3, p.364-387, set./dez.2017.
BRASIL, S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1997. 142 p.
BRASIL, S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998. 148 p.
BRASIL, S. E. F. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Brasília, 2018, p.600.

CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, J.B.P.F. Coleção Explorando o Ensino: Matemática, v. 17. Brasília, MEC, 2010, p. 15- 30.

MONTEIRO, C. E. F. RECURSOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais... do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM - Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. v. 1. p. 1-12.

PACHÊCO, F. F. F.; ANDRADE, R. L. DE.; SILVA, A. S. DA. O Apprenti Géomètre 2 como um recurso tecnológico para o estudo da comparação de áreas de figuras planas: a apropriação de licenciandos em matemática. REVISTA REAMEC, V.7, p.125-146, 2019.

PACHÊCO, F. F. F.; SILVA, A. S. Atividades sobre comparação de áreas presentes em uma coleção de livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: um olhar sob os aspectos numéricos e geométricos. Anais... VI Congresso Nacional de Educação (VI CONEDU), 2019, Fortaleza. Anais do VI CONEDU, 2019. V.1.

Downloads

Publicado

31.12.2020

Como Citar

RECURSOS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA:: UM ESTUDO COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2020). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 3(3), 53-71. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v3i3.143

Artigos Semelhantes

1-10 de 188

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.