ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL: AVOGADRO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Wellington de Souza Ferreira IFPE Autor
  • Rauã Bezerra da Silva IFPE Autor
  • Amanda Santos de Andrade Autor
  • Kymberli Francisca de Souza UFPE Autor
  • Sanderson Hudson da Silva Malta UFPE Autor

Palavras-chave:

Geometria molecular, Softwares no Ensino de Química, Avogadro

Resumo

A educação vem passando por diversas mudanças uma delas é a inserção de tecnologias educacionais em sala de aula, a informática proporciona muitos benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, além de permitir que os professores possam desenvolver metodologias de ensino mais atraentes como o uso dessas novas tecnologias, tendo assim a oportunidade de fazer o uso de práticas de ensino que tenham grande potencial pedagógico, como o uso de softwares educacionais. O projeto foi desenvolvido por meio da pesquisa exploratória, a coleta de dados foi realizada em 3 etapas e todos os questionários aplicados foram formulados através do Google Forms, que é uma ferramenta onde pode-se criar formulários e questionários diversos, os sujeitos que participaram da pesquisa foram 11 professores e 3 estudantes ambos da rede pública de ensino, na primeira etapa, foi realizado um questionário com os professores com o total de 6 perguntas abertas e fechadas, online, utilizando o Google Forms, a segunda etapa, se consistiu em identificar quais as percepções dos estudantes acerca da aprendizagem de geometria molecular e na terceira e ultima etapa, analisamos a aplicação do software Avogadro como ferramenta didática no ensino de química na visão do estudantes. Por fim consideramos então que a proposta de utilização do software Avogadro para construção de moléculas com informações como polaridade, nuvem eletrônica, estrutura geométrica em 3D, é de fato um fator que poderá contribuir para que os estudantes do ensino médio através da tecnologia, tenham mais autonomia na construção do conhecimento em Geometria molecular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wellington de Souza Ferreira , IFPE

    Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE, campus Vitória de Santo Antão. Foi bolsista de pesquisa do Programa de Incentivo Acadêmico, (BIA) no ano de 2018. Voluntário do PDVL (Programa Despertando Vocações para a licenciatura) desde 2018, Membro do grupo de pesquisas GEPEC, mestre em Ciências de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.

  • Rauã Bezerra da Silva, IFPE

    Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antão (IFPE CVSA) e professor efetivo da rede estadual de ensino do governo de Pernambuco na Escola de Referência de Ensino Médio Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, Mestrando pelo Programa de Pós-graduação de Ciência de Materiais (PPGMTR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com projeto pelo Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da CAPES e estudante de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

  • Amanda Santos de Andrade

    Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Federal de Pernambuco(2015). Tem experiência na área de Química.

  • Kymberli Francisca de Souza , UFPE

    Graduada de licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE, campus Vitória de Santo Antão, especialista em metodologia do ensino de química, Mestra pela UFPE no PPGECM na linha de currículo e formação de professores, com ênfase na área de avaliação. Foi bolsista de pesquisa do Programa de Incentivo Acadêmico, (BIA) no ano de 2016. Atualmente é coordenadora do grupo de estudo desenvolvendo atividades vinculadas ao projeto intitulado" Resolução de problemas em exames vestibulares na área de ciências da natureza: Promovendo o acesso ao curso de licenciatura em Química. Voluntária do PDVL desde 2016 e do Programa de Residência Pedagógica no ano de 2019. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências- GEPEC (Humanidade e Saúde), desenvolvendo a linha de pesquisa: Aprendizagem de conceitos específicos.

  • Sanderson Hudson da Silva Malta, UFPE

    É doutorando em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC. Possui mestrado em Ciência de Materiais pela UFPE (2019), especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2016), graduação em Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2015) e técnico em Química pelo IFPE (2009). Atualmente é servidor público do IFPE atuando como técnico de laboratório de química e da Secretaria de Educação de Pernambuco como Professor de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfases em Química Teórica e Computacional - Estrutura Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: compostos de coordenação baseados em lantanídeos e DFT - e Ensino de Ciências

Referências

BORGES, H. (1999). Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Fortaleza, Revista Educação em Debate, 1 (27): 135-138.

Brasília: MEC, 2000. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos Temas Transversais. Brasília: MECSEF, 1998.

CARNEIRO, M. H. S. As Imagens no Livro Didático. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, I, 27-29 de Novembro de 1997, Águas de Lindóia, SP.

CETIC. Pesquisa sobre: o uso das TIC nas escolas brasileiras: TIC Educação 2012. São Paulo, 2013.

COSTA, M. M. M. Investigação sobre as novas modalidades de educação no ensino de química: uso do método mobile learning. 2017. 99 f. Monografia (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

JUCÁ, S.C (2006). A relevância dos softwares educativos na educação profissional. (Online). http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v8/v8a04.pdf.

MORENO, E, L. e Heidelmann, S, P. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. 2016. Quím. nova esc. – São Paulo-SP, BR. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química.

PEREIRA, D. I. S. Softwares educacionais no ensino de Química. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, 2014

Sousa, A. S. UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS DE GEOMETRIA MOLECULAR. POLARIDADE E FORÇAS INTERMOLECULARES, NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TCC. Fortaleza, 2019.

Downloads

Publicado

30.08.2021

Como Citar

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL: AVOGADRO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. (2021). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 4(2), 52-67. https://ijet-pdvl.institutoidv.org/index.php/pdvl/article/view/209

Artigos Semelhantes

1-10 de 201

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.