A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Matemática, EstatísticaResumo
O presente artigo faz parte de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do primeiro autor, defendido no curso de licenciatura em Matemática, e tem como objetivo proporcionar aos professores de Matemática uma visão reflexiva acerca do ensino da Estatística. A sustentação teó- rica do estudo se deu a partir de autores como Nóvoa (1997), Shön (2000), Sacristán e Gomez (1998), Freire (1996; 2006), Gadotti (2003), Tardif (2014), dentre outros, no sentido de refletir sobre a formação de professores em seu sentido amplo e restrito ao ensino da estatística. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi de natureza bibliográfica e qualitativa. Os resultados e discussão deste trabalho perpassam por três eixos nos quais se sustentam a partir da análise da fundamentação teórica: reflexão acerca da formação de professores, a formação de professores para o ensino de Estatística e a prática formativa e continuada da formação de professores. Foi identificado que a competência estatística é de relevância crucial para a um desenvolvimento humano de forma integral. Dessa forma, é de fundamental importância proporcionar uma formação adequada aos professores para o desenvolvimento dessas competências. Refletir sobre a formação de professores é estabelecer conexões entre a formação inicial e continuada de forma contextualizada e integrada para além do espaço escolar. Ficou evidente a compreensão de que a formação de professores é um processo contínuo, que se estende ao longo de toda a carreira profissional. No contexto da formação para o ensino da Estatística, destacamos os desafios significativos que envolvem preparar os professores para reforçar a relevância da Estatística em suas vidas cotidianas, no sentido de despertar o interesse dos alunos por esse assunto. A reflexão constante sobre a prática docente também se revelou como um elemento importante para o desenvolvimento profissional dos educadores. Essa reflexão não deve ser vista como um ato isolado, mas sim como um processo contínuo e transformador. O ensino vai além da transmissão de conhecimento, é uma ação que busca transformar a realidade social, econômica e cultural dos alunos.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, L. C.; GONTIJO, C. H. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAMPOS, A. F. M. de, CAETANO, L. M. D. ., & GOMES, V. M. L. R. (2023). Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 139-169. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702.
CARVALHO, A de L. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: Edufmt, 2005.
CAZORLA, I. M.; PAGAN, A.; LEITE, A. P.; MAGINA, S. A Leitura e interpretação de gráficos e tabelas no ensino fundamental e médio. In: Anais do 2º SIPEMAT. Recife – PE, 2008.
FRANKLIN, C. et al. Guidelines for assessment and instruction in statistics education (GAISE). Alexandria, VA: American Statistical Association, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote,1997.
PAMPLONA, A. S.; CARVALHO, D. L. O Ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática: a inserção do licenciando na comunidade de prática dos professores de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 22, n. 32, p. 47-60, 2009.
PEREIRA, A. S., et al. (2018). Metodologia da Pesquisa Científica. UFSM.
PORTO, Y. da S. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. Campinas: Papirus, 2000.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ. A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa Porto. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VINICIOS ANTONIO LEONARDO, YONY DOS SANTOS, FRANCISCO ERILSON FREIRE DE OLIVEIRA, VILMA RIBEIRO DE ALMEIDA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.