A LUDICIDADE E O BRINCAR NO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
OFICINAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, MÚSICA, MOVIMENTAÇÃO CORPORAL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Palavras-chave:
ludicidade, brincar, oficinas, infância, práticas pedagógicasResumo
O brincar é um ato que constitui a natureza humana, é por meio desta ação que os indivíduos manifestam suas percepções de mundo, apresentando narrativas criadas na lógica infantil. A ludicidade é uma ferramenta pedagógica capaz de proporcionar construções enriquecedoras de conhecimento e autonomia, promovendo um contexto amplo de experimentação, exploração e criatividade para as crianças. Posto isso, neste estudo de pesquisa-ação, buscou-se explorar o papel da ludicidade e do brincar na infância, procurando compreender sua importância no ambiente escolar, por meio da implementação de oficinas pedagógicas, que abordaram a musicalidade, movimentação corporal, contação de histórias, jogos e brincadeiras. Este artigo documenta o desenvolvimento e os resultados das oficinas realizadas em uma instituição de educação infantil em Recife-PE. Destacou-se o poder dessas práticas como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação integral da criança, ao desenvolverem atividades relevantes nas vivências da comunidade escolar. A metodologia de pesquisa utilizou abordagens qualitativas, incluindo observações e entrevistas, para orientar as ações no campo de pesquisa. Este trabalho demonstrou, o que pesquisas anteriores também enfatizam, a relevância do brincar e da ludicidade na educação infantil. Os benefícios do aspecto lúdico foram evidenciados na promoção do interesse pela aprendizagem, aumento da motivação e estímulo do processo de ensino-aprendizagem significativo. Além disso, os resultados revelaram contribuições expressivas, incluindo melhorias na coordenação motora e o desenvolvimento da afetividade, cognição, cooperação e socialização das crianças, culminando em uma evolução integral. Através das oficinas, evidenciou-se o potencial de promover não apenas a aprendizagem acadêmica, mas também o bem-estar emocional e social das crianças.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; BUBLITZ, Kathia Regina; GOMES, Vilisa
Rudenco. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Indaial: Uniasselvi, 2015.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da Dança. 3ª ed. São Paulo:
Ícone, 2007.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org) et.al. O brincar e suas teorias. 1. ed. São Paulo: Cencage Learning, 1998.
CARVALHO, Mônica Fontanari de. Pré-escola da música: musicalização infantil.Curitiba:
Martins Fontes, 1997
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo:
Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2011.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 Curitiba: Editora Positivo, 2004, 2120 p.
FERREIRA, Juliana de Freitas ; SILVA Juliana Aguirre da ; RESCHKE, Maria Janine Dalpiaz. A importância do lúdico no processo de aprendizagem. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DO%20LUDICO%20NO%20PROCESSO.pdf Acesso em: 05 out 2023.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKY, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone – EDUSP, 1998b.
LOBO, Jadiane Cristina. A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, SP, p.12-76, 2013.
MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Da Teoria à Prática: educação ambiental com crianças pequenas ou o fio da história. Porto, Portugal: Porto Editora Ltd., 1998.
PEREIRA, Lucia Helena Pena. Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Rio de Janeiro: Mauad X: Bapera, 2005.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho científico acadêmico. 2° ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013.
ROSA, Sanny. Brincar, conhecer, ensinar. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Maria Willinayane Pereira da. Brincadeiras populares na educação Infantil: um resgate importante no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Pedagogia, Garanhuns, Brasil-PE, 2019.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CAROLINE DA CONCEIÇÃO NEVES, MARIA CLARA MARQUES DA PURIFICAÇÃO, ARIEDJA DE CARVALHO SILVA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.