JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS: O QUE AS DISSERTAÇÕES E TESES DIZEM?
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i2.332Palavras-chave:
BDTD, Conceitos Químicos, Ensino de Química, Jogos Digitais Educacionais (JDE)Resumo
O ensino de Química, por meio das aprendizagens de conceitos, em alguns elementos, é considerado de difícil compreensão pelo fato de a Química apresentar abstração no que concerne as visões microscópicas e macroscópicas. Por meio disto, propor experiências didático-pedagógicas no que tange a vivência com Jogos Digitais (JD) pode favorecer a superação das lacunas vistas e/ou idealizadas no chão da escola. Nesse sentido, saber o foco das dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre JD no ensino de Química se mostra promitente. Assim, esta pesquisa averiguou por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, proposta em cinco etapas, qual tem sido o cerne das dissertações e teses publicados sobre jogos digitais no ensino de Química na BDTD entre 2012 e 2022. Além disso, identificou o foco (FO), a nacionalidade (NA), a linguagem de programação (LP) e o contexto de aplicação (CA) destas publicações. A pesquisa revelou também que os trabalhos tinham como foco mostram que tem uma pequena parte das pesquisas em JED em Química estão linkadas com a elaboração, aplicação e reflexão desses jogos (Ear). Os números evidenciam também que conquanto se verifique um número supostamente crescente nas publicações no que tange aos JED, até então são poucos as [PUB-Dis] e [PUB-Tes] que dialoguem com os aportes teóricos-metodológicos no desenvolvimento do JED mostrando assim a necessidade das pesquisas discutirem de forma vertical acerca das teorias de aprendizagem que fundamentem seus jogos, em que a região Nordeste apresentava maior número de trabalhos. A linguagem Java e Game Editor para elaboração do código dos jogos JD foi a mais utilizada nas dissertações e teses. Por fim, a formação inicial foi o contexto de aplicação mais evidenciado na pesquisa.
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