BIÓLOGOS NA REDE: UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA VIRTUAL PARA COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Dan Vítor Vieira Braga FACHUSC
  • Luan Filiph Damascena Lima Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Ana Jessica Ribeiro Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i2.95

Palavras-chave:

Advertising, Communication Technology, Social Networking, Biologist

Resumo

As estratégias de comunicação sofisticam-se e ampliam cada vez mais suas funcionalidades, desenvolvendo continuadamente novas ferramentas de compartilhamento de informação cada vez mais populares entre os adolescentes. As redes sociais podem ser consideradas grandes aliadas na produção e divulgação de conteúdo. Os grupos de debate acerca de pesquisa e ciência vêm ganhando espaço na internet, tendo como público-alvo tanto pesquisadores, como também leigos que se interessam por temas ligados à ciência. Assim, este trabalho objetivou disseminar conhecimentos e atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da FACHUSC, bem como da profissão Biólogo, de forma a desmistificar os preconceitos sociais relacionados a estes dois temas. Foram desenvolvidas páginas no Facebook® e Instagran®, onde, semanalmente, eram postadas notícias do cotidiano da biologia e atividades desenvolvidas pelos alunos do curso. O foco das matérias de divulgação foram as atividades extracurriculares tais como: seminários; aulas práticas de laboratório ou campo; gincanas; trabalhos sociais; viagens; intercâmbios, etc. O presente trabalho obteve forte adesão do corpo discente do curso, apesar da participação ser voluntária e não contabilizar nenhuma pontuação extra em avaliações. Observou-se também uma grande aceitação do público em geral, principalmente alunos do Ensino Médio de escolas públicas. Isto se deve, provavelmente, por este público fazer uso mais intenso das redes sociais e de ambientes virtuais de aprendizagem. Isso resultou em melhoria da interatividade dos alunos do curso de Ciências Biológicas, como também na sua participação nas atividades extracurriculares. Além desta variável, foram analisadas também a participação nos debates vinculados às postagens, percebendo-se um significativo compartilhamento e interação dos usuários com as postagens. Fato corroborado ao se analisar o número de “curtidas”, compartilhamentos do conteúdo, inserção de comentários e de respostas a comentários de terceiros nos vídeos ou imagens postadas. Ao final de um ano de trabalho, houve um aumento nas inscrições para ingresso no curso Licenciatura em Ciências Biológicas da FACHUSC, podendo isto está diretamente relacionado com o marketing positivo intensamente praticado via redes sociais. Conclui-se que o investimento em divulgação de conteúdos através das redes sociais contribuiu para um aumento da produtividade dos alunos e dos professores vinculados ao curso, como também no interesse dos alunos do Ensino Médio na profissão Biólogo, desfazendo pré-conceitos locais com relação a profissão, tornando-se uma ferramenta eficaz para encurtar a distância entre a sociedade e a instituição de Ensino Superior.

Referências

ALMEIDA, M.E. B. de. Prática e formação de professores na integração de mídias. Gestão escolar e tecnologias - Formação de gestores escolares para o uso das tecnologias da informação e comunicação. 2008

ANTUNES, A. M. F. A utilização de redes sociais como estratégia de Marketing nas instituições de ensino superior público: estudo de caso. Coimbra, 2011. 80f. Dissertação (Mestrado em Marketing) Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. 2011.

BOTELHO, J. S.; FERREIRA, A. V. Diálogos c/ Ciência: um blog laboratório de divulgação científica. In: I Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, 2015, Anais do Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, Belo Horizonte: UFMG disponível em: https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-015/paper/download/76/73. Acesso em 20/08/2019.

DIORIO, A.P.I. RÔÇAS, G. 2013. “As mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio”.

FERNANDES, L. 2012. ”Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes, 2011. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso realizado em: 30 de Julho de 2016.

JESUS, L. A. Possibilidades do uso das redes sociais virtuais para o ensino de ciências: concepções de licenciandos em ciências biológicas e alunos da educação básica. 124p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2013.

JUNQUEIRA, F. C.; FERREIRA FILHO, E. P.; LOPES, P de L.; SOUSA, E. R.; FONSECA, L. T. A Utilização das Redes Sociais para o Fortalecimento das Organizações. In XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2014. Rio de Janeiro: AEDB. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/22020181.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2019.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Editora da Universidade. 1996.

LOPES, L. RAPOSO, M. (2004). A natureza do Marketing do ensino superior público português: Análise exploratória. Management, Economics and Marketing Working Papers. 2004. Universidade da Beira Interior, Departamento de Gestão e Economia (Portugal).

LORENZO, Eder Maia. A utilização das redes sociais na educação: importância, recursos, aplicabilidade, dificuldades. Joinville: Clube de Autores, 2011, 105p.

MADEIRA, C. G.; GALLUCCI, l. Mídias Sociais, Redes Sociais e sua Importância para as Empresas no Início do Século XXI. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, PR. 2009. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em: http://intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1163-1.pdf Acesso em: 16 de agosto de 2019.

MASSETO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999, 176p.

MINHOTO, Paula Maria Lino. A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem de biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. 130 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação. Bragança, 2012

NOGUEIRA, A.C. Multimídia na construção do conhecimento. Tecnologia Educacional, Volume 22, p.39-41, 2005.

PEREIRA, C. M. Dificuldade no Aprendizado da Disciplina Biologia no Ensino Médio. João Pinheiro, 2015, 15p. Monografia. Faculdade Cidade de João Pinheiro – FCJP. Disponível em: <http://portal.fcjp.edu.br:8080/pdf/007996.pdf.> Acesso em: 19 de agosto de 2019.

RENNAN, S. Rede social ainda é dos mais ricos. Instituto Informa IN: O GLOBO 30/04/2014, 2014. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/no-estado-dorio-rede-social-ainda-dos-mais-ricos-12339165. Acesso em: 19 mai. 2016

RIBEIRO, J.C.; LEITE, L.; SOUSA, S.B. (2009). “Notas sobre aspectos sociais presentes no uso das tecnologias comunicacionais móveis contemporâneas”. In: Nascimento, A.; Hetkowski, T. (organização). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 184-198.

SANTOS, A. H. dos; SANTOS, H. M. dos; JUNIOR, B. dos S.; FARIA, T. de L. As dificuldades enfrentadas para o ensino de ciências naturais em escolas municipais do sul de Sergipe e o processo de formação continuada. XI Congresso Nacional de Educação. 2013. Anais do Congresso Nacional de Educação, Curitiba, PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2013.

SILVA, S. da. 2010. “Redes sociais digitais e educação”. Revista Iluminart. Número 5, p.1984-8625.

SILVA, FS.; SERAFIM, ML. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 67-98. ISBN 978-85-7879-326-5. Disponível em: SciELO Books <http://books.scielo.org>. Acesso em: 28 de agosto de 2019.
TORRES, M. J. Função do Marketing em Instituições de Ensino Superior. 2004. 119f. Dissertação (Mestrado em Design e Marketing), Universidade do Minho. Guimarães, Portugal. 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/55602577.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2019.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

BIÓLOGOS NA REDE: UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA VIRTUAL PARA COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (2019). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 2(2), 46-58. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i2.95

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)