AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE VIOLÊNCIA OU DE APRENDIZAGEM?
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i2.119Palabras clave:
Avaliação da Experiência, Violência na Criança, Cultura de Avaliação, Instrumento de ViolênciaResumen
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as concepções de crianças entre 6 e 10 anos acerca da avaliação da aprendizagem, considerando sua função e sentimentos que desperta. Os sujeitos da pesquisa foram 26 crianças em idade de 6 a 10 anos, estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica. A escolha foi feita considerando o critério de conveniência, disponibilidade e autorização dos responsáveis. A análise dos dados foi realizada a partir de Viana (2014), no que se refere às questões da avaliação e a partir de Bourdieu (1989), no que se refere à violência simbólica. Ao final da pesquisa, observamos o quanto a avaliação não tem cumprido o seu objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem, ficando restrita à um instrumento de poder que é entendido como violência simbólica, causando sentimento negativos para as crianças mesmo em fase inicial dos estudos. Ressaltamos a necessidade de se construir uma nova cultura da avaliação da aprendizagem, em que as crianças entendam a necessidade de se vivenciar processos avaliativos para que possam a cada dia melhor nos estudos.
Descargas
Referencias
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, London, New Delhi: Sage, 1989.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2002.
KELLY, G. A. A theory of personality: the psychology of personal constructs. New York: W.W. Norton, 1963.
SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de Avaliação e reformulação de currículo. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVA, J. F. Avaliar... O quê? Quem? Como? Quando? Revista TV Escola, Edição: out. 2013. Disponível em <http://www.mec.gov.br/tvescola>. Acesso em: 22.mar.2016.
VIANA, K. S. L. Avaliação da Experiência: uma perspectiva de Avaliação para o ensino das Ciências da Natureza. 2014. 212f. Tese (Doutorado em Ensino de Física e Química) – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maria Luiza da Cunha Rego, Ana Maria da Cunha Rêgo, Natália de Pontes Leite Monte, Kilma da Silva Lima Viana (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.