EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA TURMA DE ENSINO MÉDIO

CONTEXTUALIZED EXPERIMENTATION ON CHEMICAL EQUILIBRIUM FOR HIGH SCHOOL CLASS

Autores

  • Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo IFPB
  • Carlos Alberto da Silva Júnior
  • Daniel Gabriel da Silva
  • Márcio Jean Fernandes Tavares
  • Jaime Patricio Leiva Núñez

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v1i01.14

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade - CTS, Despertar para Docência, Experimentação, Ensino de Química, Princípio de Le Chatelier

Resumo

No Brasil, o Governo Federal, em 2016, lançou uma medida provisória (MP) sobre a reforma do Ensino Médio, visando diminuir os altos índices de evasão nas escolas. O problema dessa MP é focar-se muito em mudanças temerárias e superficiais, enquanto que as maiores dificuldades se concentram nas metodologias obsoletas utilizadas em sala de aula, na falta de formação continuada dos professores e, ainda, na insuficiência de profissionais na área, esses são pontos cruciais onde as verdadeiras reformas políticas deveriam acontecer. Neste último, sobre a escassez de docentes, a problemática é mais acentuada na área das Ciências Exatas, como por exemplo, na disciplina Química, logo, faz-se necessária alguma ação para incentivar os discentes a seguirem a carreira da docência. Neste sentido, surgiu o Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas – PDVL que tem como um dos objetivos desenvolver ações no intuito de despertar o interesse dos estudantes pela Licenciatura. Este programa tem caráter de ensino, pesquisa e de extensão e participam dele alguns licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, campus João Pessoa que estão à frente deste trabalho. Para tanto, é de suma importância desenvolver atividades que despertem a motivação e o interesse por essa Ciência. Com isso, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e aplicar experimentos, especificamente com o conteúdo sobre o Princípio de Le Chatelier, na tríade, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no intuito de facilitar o processo de ensinoaprendizagem da disciplina Química. A metodologia deste trabalho foi desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa, quantitativa e participante, integrada à realidade dos discentes. Trabalhou-se com 20 (vinte) alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Baptista de Mello, localizada no bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa, Paraíba-Brasil. Os resultados obtidos mostraram que houve um impacto positivo no aprendizado dos discentes, por meio de uma avaliação processual, quantitativa e qualitativa.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Governo envia MP com reforma do ensino médio e propõe ampliar educação integral. Disponível em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-09/governo-envia-mp-com-reforma-do-ensino-medio-e-propoe-ampliar-educacao> Acesso em: 08 de nov. 2017.

ATKINS, P.; JONES, L.; Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Tradução: Ricardo Bicca de Alencastro. São Paulo: Bookman, 2012.

BARBOSA, D. et al. Desafios para a docência em química: teoria e prática.São Paulo: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155336/1/unesp-nead-redefor2ed-e-book_tcc_quimica.pdf.> Acesso em: 08 de nov. 2017.

BELLONI, M. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

_____. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

_____. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

_____. Ministério da Educação – Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores / João Antonio Cabral de Molevade, - 4ª ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Rede e-Tec Brasil, 2012.

_____. Ministério da Educação – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia PNLD 2017. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico/item/8813-guia-pnld-2017> Acesso em: 08 de nov. 2017.

CALEFFE, L. G.; MOREIRA, H. M. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2º Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

CANZIAN, R. Análise do princípio de Le Chatelier em livros didáticos de química. São Paulo, 2011. 81f. Dissertação (Ensino de Química). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2011.

CATARINA, I. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15° Edição. São Paulo: Papirus. 2008

CAUDURO, A., et al. Envelhecimento e Suas Múltiplas Áreas do Conhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2016.

CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química. 11ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

CONSTANTINO, M. G.; SILVA, G. V.; DONATE, P. M. Fundamentos de Química Experimental. São Paulo: EdUSP, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48a ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2014.

HOFSTEIN, A. The laboratory in Science education: foundations for the twenty-first century. Science Education, v. 88, n. 1, p. 1-8, 1998.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. Disponínel em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em: 08 de nov. 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 1998.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RIBEIRO, D. et al. Corrosão e, estruturas de concreto armado: Teoria, controle e métodos de análise. Rio de Janeiro: Campus Elsevier Brasil, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23a edição. São Paulo: Cortez, 2008.

SKOOG et al. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8ª Edição norte-americana, São Paulo: Editora Thomson, 2006.

SOLOMONS, G. T. Química Orgânica, 10ª ed., Vol. 1, São Paulo: Editora LTC, 2009.

SOUZA, J. J. N. Experimentação no ensino noturno: uma proposta para o ensino de Química. Brasília. 2013, 120f. Tese de doutorado (Ensino de Ciências). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2013.

SOUZA, V. C. A., JUSTI, R. S. O Ensino de Ciências e seus Desafios Humanos e Científicos: fronteiras entre o saber e o fazer científico. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru: UFRJ, 2005. Disponível em <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p40.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.

Downloads

Publicado

30.04.2018

Como Citar

EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA TURMA DE ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZED EXPERIMENTATION ON CHEMICAL EQUILIBRIUM FOR HIGH SCHOOL CLASS. (2018). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 1(1), 91-109. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v1i01.14

Artigos Semelhantes

1-10 de 206

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)