LUNETA GALILEANA: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v4i1.161Resumo
Este presente trabalho tem como objetivo principal auxiliar o ensino de Astronomia na educação básica, como também incentivar o uso de práticas observacionais do céu visível a olho nu e com a utilização de instrumentos ópticos capazes de ampliar os objetos celestes, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, apresentando novas possibilidades de abordagens de conteúdos de Astronomia em sala de aula, de forma a incentivar um aprendizado sobre fenômenos astronômicos que são possíveis de serem observados no cotidiano. Mostra-se também como a Astronomia é tratada no Brasil durante a educação básica com base nos documentos oficiais e demonstra-se sua prática em sala de aula a partir da revisão de trabalhos encontrados na literatura com este tema. Por fim, apresenta-se uma sequência de aulas didáticas com possibilidades de abordagens de conteúdos de Astronomia, a qual inclui a parte histórica, teórica e observacional, de forma a incentivar o uso de práticas observacionais do céu visível a olho nu e com a utilização de uma luneta, com isso, busca-se contribuir com o processo de ensino-aprendizagem sobre fenômenos astronômicos que são possíveis de serem observados no cotidiano, além de intensificar a ideia contextual para essas abordagens. Para que os objetivos propostos sejam cumpridos satisfatoriamente, propõe-se a construção de uma luneta galileana e a utilização da mesma em uma sequência de aulas didática para a observação da Lua, compondo um produto educacional. Espera-se que a metodologia utilizada envolva os alunos de forma que desperte interesse dos mesmos pelo estudo da Astronomia, promovendo uma aprendizagem significativa.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC/SEF, Brasília, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). MEC, Brasília, 2000.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC, Brasília, 2002.
CANIATO, R. (Re) descobrindo a astronomia. Coleção ciência e entretenimento. Campinas, SP : Editora Átomo, 2010.
COSTA JUNIOR, E.D. et al. Divulgação e ensino de Astronomia e Física por meio de abordagens informais. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, n. 4, e5401, 2018.
DARROZ, L.M. et al . As fases da Lua e os acontecimentos terrestres: a crença de diferentes níveis de instrução. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n.16, p.73-85, 2013.
FERREIRA, C. N. et al. Projeto de astronomia do campus Campos Centro. Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ, v.3, p. 107-124, 2017.
HENRIQUE, A.B; ANDRADE, V.F.P de; L’ASTORINA, B. Discussões sobre a
natureza da ciência em um curso sobre a história da Astronomia. Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n.9, p. 17-31, 2010.
IACHEL, G. et al. A montagem e a utilização de lunetas de baixo custo como experiência motivadora ao ensino de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4502, 2009.
LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4402, 2009.
MARAN, S.P. Um par perfeito: a Terra e a sua Lua. In: MARAN, S.P. Astronomia para leigos. Rio de Janeiro : Alta Books, 2011.
MATSUURA, O.T. Recontando a história da astronomia no Brasil. In: MATSUURA,
O.T. (org.) História da astronomia no Brasil (2013). V. 1. Recife : Cepe, 2014.
NOGUEIRA, S. Apenas um lugar, de muitos. In: NOGUEIRA, S.; CANALLE, J.B.G. Coleção: Explorando o ensino. V. 11. Brasília: MEC, SEB; MCT, AEB, 2009.
OLIVEIRA FILHO, K.S.O.; SARAIVA, M.F.O. Astronomia e Astrofísica. 3. ed. Porto Alegre : [s. n.], 2014.
OURIQUE, P. A.; GIOVANNINI, O.; CASTELLI, F. Fotografando estrelas com uma câmera digital. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, 1302, 2010.
SARAIVA, M.F.O.; SILVEIRA, F.L.; STEFFANI, M.H. Concepções de estudantes universitários sobre as fases da Lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n.11, p. 63-80, 2011.
STUART, C. A história do universo para quem tem pressa [recurso eletrônico] / Colin Stuart; [tradução de Milton Chaves]. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Valentina, 2018.
VASQUEZ, G.H.; GIOVANINI, C.; MARSOLI, G.F. Interferência das fases da Lua no desenvolvimento de enxertos de seringueira. Nucleus, v.15, n.2, p.433-442, out. 2018.