RELAÇÃO COM OS SABERES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER ENTRE 2000- 2013
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v1i3.58Palavras-chave:
Professores em formação, Relação com os saberes, Relação com o saberResumo
Este artigo apresenta contribuições de pesquisas realizadas sobre “a relação com o saber e com os saberes de professores/as em formação na universidade”. Retoma-se uma pesquisa documental de iniciação científica, realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sobre estudos produzidos entre 2000 e 2013 sobre a relação com o saber e saberes (CHARLOT, 2000, 2001), a partir de bases de dados da Capes e Ibict. Verifica-se que, das 37 teses de doutorado mapeadas, a maioria trata de estudos sobre professores em formação inicial. Focalizam-se as análises qualitativas de cinco teses com relevantes reflexões sobre a relação com o saber e com os saberes de futuros docentes nos cursos de licenciatura. Observa-se que seus saberes estão relacionados diretamente com suas experiências sócio-históricas e com as atividades desenvolvidas ao longo do processo de formação na universidade, que contribuem significativamente para a construção de seu gosto e de seu desejo de aprender.
Downloads
Referências
ANDRADE, José Antônio Araújo. O estágio na licenciatura em Matemática: um espaço de formação compartilhada de professores. São Carlos-SP. Tese (área Processos de Ensino e Aprendizagem). Centro de Educação e Ciências Humanas Universidade Federal de São Carlos, 2012.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
______. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
______. A escola e o trabalho dos alunos. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n. 10, p. 89-96, 2009.
FERREIRA, Maria da Conceição Alves. Saberes pedagógicos/comunicacionais, pesquisa/formação: reflexões sobre as experiências formativas dos professores on-line. Natal-RN. Tese (área Saberes pedagógicos/comunicacionais). Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.
FORTUNA, Tânia Ramos. A formação lúdica docente e a universidade: contribuições da ludobiografia e da hermenêutica filosófica. Porto Alegre-RS. Tese (área Ciências Humanas). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
LUDKE, M.; ANDRÈ, M, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MELO, Geovana Ferreira. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e química da Universidade Federal de Uberlândia. Goiás. Tese (área Ciências Humanas). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2007.
MELO, Gilberto Francisco Alves de. A formação inicial e a iniciação científica: investigar e produzir saberes docentes no ensino de álgebra elementar. Campinas- SP, 2003. Tese (área Professores formação). Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas, 2003.
NEVES, Marcos Rogério. O professor de matemática, seus saberes e suas necessidades em relação à sua disciplina. São Carlos-SP: UFSCar, 2008.
REIS, Rosemeire; BANDEIRA, S. P. M.; LIMA, A. A. S. Pesquisas sobre relação com o saber e com os saberes no Brasil (2000-2013). Revista Ensino Interdisciplinar, v. 2, p. 20-28, 2016. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72016262028
REIS, Rosemeire; SILVA, Veleida Anahí da. Diferentes modos de aprender: relação com o saber e com os saberes. In: SANTOS, Jean Mac Cole; PAZ, Sandra Regina. Políticas, currículos, aprendizagen e saberes. Fortaleza: EdUECE, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Simone Pereira Maia Bandeira, Rosemeire Reis da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.