A MONITORIA PARA ALUNOS SURDOS E CEGOS NO IFRN NATAL – CENTRAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i3.102

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Monitoria, Surdos, Cegos

Resumo

A proposta de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Natal Central – CNAT foi abraçada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educativas Especiais – NAPNE que criou um projeto/pesquisa de monitoria aos alunos com necessidades específicas, procurando incluir e auxiliar esses alunos, tanto no aspecto de ensino-aprendizagem, quanto no aspecto social. A partir de um teste de sondagem foram observadas as dificuldades por parte dos discentes nas áreas de exatas principalmente em física. Logo, em 2018, foram convidados a participar da monitoria de alunos surdos do ensino médio, e foi aberta a proposta para alunos com necessidades especiais NEE de todo o campus Natal-Central, para o ensino de física. Em 2019, foi proposto manter o desenvolvimento do projeto de pesquisa na área de monitoria em que os alunos da Licenciatura em Física do campus, voluntários do NAPNE se prontificaram a atender os alunos tanto com surdez quanto com deficiência visual/cegueira, de forma individualizada ou em dupla, para então desenvolver o conhecimento sobre os fenômenos físicos da natureza, utilizando ferramentas de software, materiais adaptados e monitoria em auxílio às aulas regulares. Os resultados até o momento é a progressão dos conhecimentos dos discentes e a autonomia para a compreensão dos conceitos físicos associados a situação do cotidiano, além da prática de ensino pelos alunos de licenciatura em física. Esta pesquisa tem por objetivo abordar as principais dificuldades no ensino-aprendizagem de alunos com necessidades específicas, e lançar uma proposta para a rede de ensino, no auxílio desses alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Eduarda dos Santos Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Graduanda de licenciatura em física pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal-Central.

  • Arnaldo André de Sousa Júnior, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Graduando de licenciatura plena em física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal -Central. Atua como monitor de física e matemática para alunos surdos no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) no IFRN - Natal Central. Tem experiência na área de Física.

  • Geraldo Felipe de Souza Filho , Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em ensino de Física pela UFRJ (2010), licenciado em Física pela UFRJ (2006) e graduado em Engenharia Civil pela UFRN (1997). Professor do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro. Atualmente estou em exercício provisório no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Natal - RN, no campus Natal Central.

  • Vanessa Gosson Gadelhas de Freitas Fortes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em letras pela Universidade Potiguar (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte nas licenciaturas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação especial, deficiência visual, formação docente e resgate histórico.

Referências

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index For Inclusion. Portugal: Associação Cidadãos do Mundo, 2002.

Bichara TAC. Exclusão e informalidade: um estudo sobre o lugar social dos vendedores ambulantes do centro histórico de Quito - Equador [dissertação de mestrado]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2003.

BRASIL. [Constituição (1996)]. Leis de Diretrizes e Bases - LDB. [S. l.: s. n.], 1996.

BORGES, Maria Aparecida. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. 2011. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, [S. l.], 2011.

Dorizat, A. (2004). Educação De Surdos No Ensino Regular: Inclusão Ou Segregação? Revista do Centro de Educação Especial, n.24, 2004. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4921/2955.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das

Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha.

DIAS, Rayala Santos et al.. Percepção dos Monitores para Alunos com Deficiência Visual nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, [s. l.], 1 dez. 2017.

FRIAS, Elzabel Maria; MENEZES, Maria Christine. INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: contribuições ao professor do Ensino Regular. Inclusão, [s. l.], XXI-?.

Stainback, W., & Stainback, S. (1999). Inclusão Um Guia Para Educadores. PORTO ALEGRE: ARTMED.

Santos, Alex Et Al. Edueducação Inclusiva E A Declaração De Salamancacação Inclusiva E A Declaração De Salamanca. Educação Inclusiva E A Declaração De Salamanca, [S. L.], Xxi Xxi-?. Disponível Em: Https://Portal.Fslf.Edu.Br/Wp-Content/Uploads/2016/12/Tcc_07.Pdf. Acesso Em: 22 Out. 2019.

SILVA, Daniela Regina da. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.

SANTOS, Maria Viviane dos; CHAGAS, Yasodaria Maria Mota. Educação inclusiva para surdos: desafios e perspectivas. IN: Editora Realize, Campina Grande, 2012.

Downloads

Publicado

30.12.2019

Como Citar

A MONITORIA PARA ALUNOS SURDOS E CEGOS NO IFRN NATAL – CENTRAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO ESCOLAR. (2019). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 2(3), 63-78. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i3.102

Artigos Semelhantes

1-10 de 83

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.