EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v6i3.304.291Palavras-chave:
Ludicidade, desenvolvimento infantil, experiências educativasResumo
Este estudo tem como objetivo central a investigação do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, com ênfase na fase inicial da vida escolar das crianças e na importância da brincadeira nesse contexto, analisamos minuciosamente como a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças durante sua experiência na Educação Infantil. Portanto, a integração da brincadeira no currículo da educação infantil é essencial para promover um ambiente de aprendizagem rico e estimulante para as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento holístico. Além disso, examinamos cuidadosamente as estratégias que os educadores podem adotar para integrar a brincadeira de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, considerando as distintas etapas de desenvolvimento das crianças. A nossa trajetória acadêmica enriqueceu o entendimento sobre a ludicidade, especialmente por meio das leituras. Esse aprendizado nos estimulou o desejo de desenvolver atividades que ampliem o processo de ensino para além do ambiente da sala de aula. Este projeto de pesquisa segue uma abordagem qualitativa e compreenderá a perspectiva das professoras que atuam com crianças de 04 e 05 anos de idade na Escola Municipal Santa Rosa, situada na cidade de Serrita-PE. Utilizamos questionários e observações detalhadas de atividades que incorporam a brincadeira como instrumento de aprendizado. Por fim, conclui que a brincadeira é uma contribuição valiosa para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, incentivando a criatividade e a exploração do ambiente ao seu redor. Isso, por sua vez, estabelece uma base sólida para o desenvolvimento infantil.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p. ISBN 978-85-363-0892-0.
DÍAZ, F. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: Editora EDUFBA, 2011. 396 p. ISBN 978-85-232-0766-3.
KISHIMOTO. Morchida. Brinquedo e brincadeira. Usos e significações dentro de contextos culturais. In SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.) 4 ed. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: vozes, 1997.
KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. Ed. São Paulo: Cortez, 2017.
MACHADO, José Ricardo Martins; NUNES, Marcus Vinicius da Silva. 245 Jogos Lúdicos para Brincar como nossos Pais Brincavam. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2011.
VIGOTSKY, L. A.; LURIA, A. R.; LEONTIEV A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. Ed. São Paulo: Ícone, 2010.
WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JANAINA DE OLIVEIRA ARAÚJO, MARICÉLIA FÉLIX ANDRADE BRINGEL (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.