EDUCAÇÃO FINANCEIRA
UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i3.401Palavras-chave:
Educação Financeira, Matemática, Abordagem Contextualizada, Ensino-aprendizagemResumo
A sociedade brasileira não possui uma cultura de aprender sobre Educação Financeira e, mesmo que de forma não proposital, os indivíduos priorizam o ato de gastar em vez de poupar. Isso se traduz em decisões financeiras inadequadas e falta de planejamento, refletindo-se na vida cotidiana. O filme "Até Que A Sorte Nos Separe" ilustra essa realidade ao mostrar como uma família que ganhou na loteria acaba falindo devido aos gastos desenfreados. Embora apresentado de forma humorística, o enredo destaca a necessidade urgente de uma melhor educação financeira no país. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo elucidar a importância da abordagem da Educação Financeira nas escolas e identificar os conhecimentos prévios dos estudantes de 6° ano da Unidade Escolar José Basson, situada em Cocal-PI. A educação financeira é algo que pode ser considerada nova para a maioria da população, entretanto é um tema que merece destaque uma vez que influencia diretamente as decisões econômicas dos indivíduos e das famílias. Desta forma, este estudo se deu através de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e uma pesquisa de campo, dividida em dois momentos, no qual teve a aplicação de duas atividades contextualizadas, uma atividade básica sobre formação de quantidades de dinheiro e uma simulação de compras em supermercado, onde os mesmos precisavam decidir entre preço e qualidade. Com a aplicação destas, concluiu-se que a educação financeira é algo distante da realidade das crianças participantes da pesquisa. Tal fato é compreensível, devido à faixa etária dos alunos. Mas essa realidade pode e deve ser mudada, e o incentivo no ambiente escolar é de suma importância, pois foi possível perceber que, com o devido estímulo, os discentes conseguem ter bons resultados, planejando melhor o uso do dinheiro, fazendo escolhas melhores e poupando.
Downloads
Referências
ANNUNCIATO, P. BNCC inclui Educação financeira em Matemática. Nova Escola. 07 mar. 2018.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório da Cidadania Financeira 2018. Brasília, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2018.
BRASIL. Decreto federal 7.397/2010. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 dez. 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências.
BRÖNSTRUP, T. M.; BECKER, K. L. Educação financeira nas escolas: Estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria- RS. Caminhos da Educação, v. 8, n. 2, p. 19-44, 2016.
CONEF. Educação Financeira nas Escolas – Ensino Fundamental 1ª ed., 2014. COSTA, E. A. da S. Educação Financeira: Uma Experiência no Ensino Básico.
2019.86f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,
Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2019
DOMINGOS, R. Terapia Financeira realize seus sonhos com Educação Financeira - São Paulo – Editora DSOP Educação Financeira, 2012.
DSOP. Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. 2019. ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2020.
FORMIGA, J. A. L. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUA RELEVÂNCIA NO ENSINO
MÉDIO. 2019. 90f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
LOPES, M. Educação financeira na sala de aula é investir na vida fora da escola. 2018.
MACÊDO, S. M. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA DO CONSUMO INFANTIL. 2016. 59 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 2016.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Paris, França, 2019.
SARLO, J. C. ATIVIDADES VISANDO À INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. 2019. 202 f. Dissertação
(Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciência e Tecnologia, 2019.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 4ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ane Beatriz Araujo Pacheco, Gilvania Rodrigues Fontenele, Francisco Teixeira Esteves, Railton Vieira dos Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.