A EDUCAÇÃO NOS MOLDES DA TECNOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino, Educação

Resumo

O presente artigo tem como foco compreender de que forma as tecnologias têm contribuído para a educação e qual é a interação do professor com essas novas formas de fazer a educação no dia a dia. Com isso, buscamos respostas que mostrassem a posição desses profissionais frente a essa nova configuração de ensino implantado hoje no mundo, com foco em Natal, dando ênfase a Escola Freinet – antigo Educandário Oswaldo Cruz. No primeiro momento discute-se sobre os teóricos que fundamentam a discussão sobre o uso da tecnologia no campo educacional. No segundo momento apresenta-se o resultado da coleta de dados em forma de questionário, no qual procuramos saber dos professores da Escola Freinet qual a posição deles frente a tecnologia utilizada na educação e como eles administram esse uso no dia a dia. Concluímos que é possível fazer um uso consciente da tecnologia sem que isso afete diretamente no aprendizado, mas requer discernimento, foco e responsabilidade dos profissionais envolvidos nesse processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Karlany de Silva de Sena

    Professora de Geografia de nível superior. Doutoranda em Ciências Sociais, pela universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, através da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas (UNILA). Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Tecnóloga em Gestão Imobiliária pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.

  • JOABSON BRUNO DE ARAÚJO COSTA

    Mestrando em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui licenciatura em História pela Universidade Potiguar - UnP (2015), Licenciatura em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2020) e bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Especialista em Educação e Sociedade pela FESL, Impactos da Violência na Escola pela ENSP/Fiocruz e Educação Digital pela UNEB. Possui experiência de ensino na área de História e de pesquisa em História, Geografia Cultural e Cinema. Atuou como professor mediador a distância (Tutor) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e professor de Português no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/DR/RN), atuou como coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II no CEI Zona Sul em Parnamirim/RN e atualmente está atuando como professor de História no CEI Zona Sul e no CEI Mirassol nos Anos Iniciais e Anos Finais.

  • Rebecka de França

    Mestra formada no Mestrado Profissional em Ensino da Geografia pela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (IFRN, Campus, João Câmara-RN) e Graduada em Licenciatura Plena em Ensino da Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (IFRN, Campus Natal-Central), tendo como linha de pesquisa o estudo de gênero com ênfase em Direitos Humanos da população LGBT. Membro do Comitê LGBT do Rio Grande do Norte, Representante da REDE Nacional de Pessoas TRANS do Brasil e Presidente da ATRANSPARENCIA-RN. Participante do Projeto de Pesquisa sobre o mapeamento da população LGBTFobia do Rio Grande do Norte.

  • Levi Rodrigues de Miranda

    Possui graduação em Licenciatura curta em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977), graduação em BACHARELADO em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979) e mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Doutor em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, na especialidade Desenvolvimento Curricular pela UMINHO, BRAGA/PORTUGAL. Atualmente é professor/aposentado do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE -IFRN Campus Central, atuou no ensino Técnico integrado e no Curso Superior de Licenciatura em Geografia. Tendo experiência no Acompanhamento de Estágio Curricular e na área de ensino da Geografia,com ênfase em Geografia Urbana,Geografia do RN, Geografia Regional do Brasil e Geografia Cultural. Atuou principalmente nas seguintes temáticas: expansão urbana, urbanização, Cajueiro/RN, produtores imobiliários,Ensino da Geografia, Iniciação a docência e PIBID. Participou do NUPEG( Núcleo de Pesquisas em Estudos Geográficos) e Coordenou o Programa de Residência Pedagógica de Geografia do IFRN- Campus Central.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

CABRERA, Júlio. O Cinema Pensa: Uma introdução à Filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino presencial e a Distância. 9.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAN, José. Mudar a forma de ensinar e de aprender: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf> acesso em: 20 Nov. 2017.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

FILMES CITADOS

BOA Mentira, UMA. Direção: Phillipe Falardeau. Estados Unidos. 1h52min. Son, Color. 2014

Downloads

Publicado

30.04.2019

Como Citar

A EDUCAÇÃO NOS MOLDES DA TECNOLOGIA. (2019). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 2(1), 193-207. https://ijet-pdvl.institutoidv.org/index.php/pdvl/article/view/239

Artigos Semelhantes

11-20 de 172

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.