A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA VISTOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Juderlania Linhares de Morais FACHUSC
  • Andreza Thainá Neves da Silva FACHUSC
  • José Pinheiro do Monte FACHUSC
  • Aretuza Bezerra Brito Ramos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Dan Vitor Vieira Braga FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.31692/pv1nyt34

Palavras-chave:

Jogos, Atividades escolares, Ludicidade

Resumo

O ensino de Biologia tem como função o desenvolvimento da capacidade lógica e a percepção do mundo por parte do estudante, além de contribuir para o entendimento do aluno da sua própria organização biológica e dos fatores que contribui, tanto positivamente, quanto negativamente para o planeta. Nesse sentido, a inclusão de atividades práticas ou lúdicas nas aulas de Biologia, torna-se uma didática essencial, que por apresentar conteúdos de difícil compreensão, possibilita ao estudante o desenvolvimento de sua autonomia, assim como promoverá a aprendizagem significativa e a interpretação do mundo de forma investigativa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho produzido pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi desenvolver ferramentas lúdicas para despertar o interesse e ampliar a aprendizagem dos alunos nos conteúdos de Biologia em uma escola estadual do Sertão Pernambucano. Assim, para alcançar esse objetivo atividades lúdicas foram desenvolvidas com turmas do ensino médio, precedidas de um pré-teste, para analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre um determinado conteúdo. Diante das dificuldades encontradas pelos alunos, as ferramentas lúdicas foram desenvolvidas para facilitar a aprendizagem deles, contribuindo assim para a interação deles em sala de aula e com os demais alunos. Logo após a aplicação das ferramentas, foram aplicadas outra avaliação diagnóstica, denominada pós-teste de modo a avaliar o resultado da aplicação da ferramenta em sala de aula. Os resultados demonstraram incremento significativo, mas as escolas ainda precisam desfazer as dificuldades que existem em compreender este instrumento facilitador essencial, pois muitas ainda priorizam o método tradicional de ensino, assim como os professores precisam ter consciência da importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento e do processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Juderlania Linhares de Morais, FACHUSC

    Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas

  • Andreza Thainá Neves da Silva, FACHUSC

    Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas

  • José Pinheiro do Monte, FACHUSC

    Especialista em Botânica; Docente da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

  • Dan Vitor Vieira Braga, FACHUSC

    Mestre em Gestão e Políticas Ambientais;

    MBA em Gestão Ambiental

    Docente da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Referências

AHLERT, S. Representações da ludicidade: a compreensão dos professores da pré-escola. 2018. 58. p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia). Universidade do vale do Taquari. Univates. Lajeado.

ALMEIDA. M. P. P. O lúdico como base para o ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE. Ano 7. n. 7. 2013.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. 4 ed., São Paulo, Cortez, 2001.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsas à Docência. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid. Acesso em: 23 set. 2021.

CORBALÁN, F. Juegos matemáticos para secundaria y bachillerato. Madrid. Sintesis. 1994

DIANA. J. Pesquisa descritiva exploratória e explicativa. Diferenças.2020. Disponível em https://www.diferenca.com/pesquisa-descritiva-exploratoria-e-explicativa/. Acesso em: 20 set 2021.

DURAN, M. Aprendendo a nadar em ludicidade. São Paulo, 2005.

FERNANDES, V. J. L. A ludicidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da EDUVALE. 2013.

FERREIRA, A. A. S. N.; SANTOS, C. B., A ludicidade no ensino da biologia. Idon Line Rev. Mult. Pisc. v.13. n. 45. Pág.847-861. 2019.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo. Perspectiva. 2005.

KAAM, D. S.; RUBIO, J. A. S. A Importância do Jogo na Prática Psicopedagógica. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v. 4. n. 1, Pág. 1-12. 2013.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedo e brincadeira: usos e significações dentro de contextos culturais. In: SANTOS, S. M. P. dos (org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, editora Vozes. 4. ed. RJ. 1996.

LEITE.P. R. M.; ANDRADE.A.O.; SILVA.V.V.; SANTOS. A.M. O ensino da biologia como uma ferramenta social, crítica e educacional. RECH- Revista Ensino de Ciência e Humanidade-Cidadania, Diversidade e Bem-estar. Universidade Federal do Amazonas. v. 1. n. 1. p. 400-413. 2017.

LIMA, J. O lúdico na aquisição do ensino aprendizagem: espanhol - língua estrangeira. In: Anais… V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, 2015. Anais. Paraíba: Editora Realize, 2015.

MATOS, M. M. O Lúdico na Formação do Educador: Contribuições na Educação Infantil. Cairu em Revista, v. 2. n. 2. p. 133-142. Jan. 2013.

MODESTO. M. C.; RUBIO. J. A. S. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v. 5. n 1. 2014

NASCIMENTO, M. S. B.; SILVA, C. H. S.; FERNANDES, E. F.; DANTAS, F. K. S.; SOBREIRA, A. C. M. Desafios à prática docente em biologia: O que dizem os professores do ensino médio. Anais … XII Congresso Nacional de Educação. 2015.

PEREIRA, R. J. B.; AZEVEDO, M. M. S.; SOUSA, E. T. F.; HAGE, A. X. Método tradicional e estratégias lúdicas no ensino de biologia para alunos de escola rural do município de Santarém-PA. Experiências em Ensino de Ciências. v.15. n. 2. 2020.

PINTO, C. L.; TAVARES, H. M. O Lúdico na Aprendizagem: Aprender a Aprender. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2. n. 3. Pág. 226-235, 2010.

ROCHA, P.S.V.S. A importância do lúdico na educação infantil: uma análise a partir da concepção de professores. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação, Alagoa Grande, 2017.

RAMOS. K. C.; SQIPANO. P. V. A importância da ludicidade dentro da escola. Faculdades integradas. Brasília-DF. 2013

SILVA. A. L. P. Ludicidade: ferramenta para o ensino de ciências em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa - PB. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde Unidade Acadêmica de Biologia e Química. Cuité-PB. 2016

SILVA, C. M. P. O lúdico na educação infantil: aspectos presentes na prática docente. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.

SOUZA, R. W. L. Modalidades e recursos didáticos para o ensino de biologia. REB. v. 7. 2014.

TEIXEIRA, R. R. P.; APRESENTAÇÃO, K. R. S. Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, Pág. 302-323, jan./jun. 2014.

VENTURINI, D. M. A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Estadual Paulista – UNESP. Bauru. 2016.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA VISTOS EM SALA DE AULA. (2021). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 4(3), 93-107. https://doi.org/10.31692/pv1nyt34

Artigos Semelhantes

51-60 de 82

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.