PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E FÍSICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i2.405

Palabras clave:

Gerações da Avaliação, Formação de Professor, Ensino de Química e Física, Projeto Pedagógico do Curso

Resumen

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, que teve o objetivo de analisar as perspectivas de avaliação presentes em cursos de Licenciaturas em Química e Física em Instituições Públicas do Estado de Pernambuco. Para isso, foi feito um mapeamento das instituições e analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos e feito a relação entre esses PPC’s e as Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 1989). Concluímos que, dos 11 cursos de Graduação analisados, 7 apresentavam orientações que dialogam com a avaliação de quarta geração, entretanto, apenas as ementas dos componentes curriculares do núcleo pedagógico apresentam discussões sobre avaliação, que correspondem, em média, apenas a 1/5 dos componentes oferecidos nos cursos. Assim, os resultados indicaram que os cursos de licenciaturas investigados, ainda não dedicam tempo necessário para a discussão acerca da Avaliação, tendo como consequência, futuros professores com práticas avaliativas improvisadas ou que reproduzam modelos vivenciados enquanto estudantes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Maria da Cunha Rêgo, Instituto Internacional Despertando Vocações

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPE – CAA pelo PPGCEM. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências.

  • RENATO FRANKLYN SENA DA SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Estudante de Graduação em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ? campus Vitória de Santo Antão (2020). Foi bolsista no Programa de Bolsa de Incentivo Acadêmico ? BIA (2020) Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica ? PIBIC (2021); Associado ao Instituto Internacional Despertando Vocações ? IIDV (desde 2020); Participante do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas ? PDVL (desde 2020); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências ? GEPEC - IFPE. (desde 2020) Bolsista Voluntário PIC-IIDV e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências GEPEC-IIDV (desde 2020).

  • Kilma da Silva Lima Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Doutora em Ensino de Ciências (Física e Química), Professora do IFPE – campus Vitória, Presidente do Instituto Internacional Despertando Vocações – IIDV, Pernambuco - Brasil.

Referencias

BARROS FILHO, J. Avaliação da aprendizagem e formação de professores de física para o ensino de nível médio. Campinas, 2002. 191 p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2002.

BARROS, J. H. A. Processo de mudança da avaliação no ensino da física de nível médio: das propostas à sala de aula. Florianópolis, 2008. 197 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Ciências Físicas e Matemática, Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

BASTOS, H. F. B. N. Changing teachers' practice: towards a constructivist methodology of physics teaching, Tese (doutorado), University of Surrey, Grã-Bretanha, 1992.

_________. A teoria do construto pessoal. Depto. de Educação. UFRPE. Recife. 1998.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, London, New Delhi: Sage, 1989.

HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LIMA, K. S. Compreendendo as concepções de avaliação de professores de física através da teoria dos construtos pessoais. Recife, 2008. 163 p. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2008.

KELLY, G. A. A theory of personality: the psychology of personal constructs. New York: W.W. Norton, 1963.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de Avaliação e reformulação de currículo, 5 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, J. F. Avaliação na perspectiva Formativa-Reguladora: Pressupostos Teóricos e Práticos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento e modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E FÍSICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. (2024). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 7(2), 156-174. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v7i2.405

Artículos similares

1-10 de 202

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a